Geral

Ônibus com wi-fi e ar-condicionado começam a circular em SP

Da Redação ·

SÃO PAULO, SP - Os primeiros 20 ônibus com ar-condicionado começaram a circular na cidade de São Paulo nesta terça-feira (2).

continua após publicidade

Os novos veículos são do modelo superarticulado, de 23 metros e capacidade para 174 passageiros.

Além do ar-condicionado, contam com conexão de internet grátis, câmeras internas e catracas que fotografam os passageiros para evitar fraudes no uso do Bilhete Único.

continua após publicidade

Eles fazem parte de um pacote de 600 ônibus comprados pelas viações para cumprir a obrigação de renovação da frota -ônibus com mais de dez anos não podem circular. Outros mil novos veículos deverão ser comprados em 2015.

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), que conheceu os ônibus pela manhã no terminal Pinheiros, o uso do ar-condicionado ainda está em fase de testes e o equipamento será instalado primeiro em 110 veículos. A frota municipal é de 14,7 mil ônibus.

"Vamos avaliar junto à população a aceitação do ar-condicionado no ônibus. Eu acho que a aprovação vai ser grande, sobretudo os trabalhadores, motoristas e cobradores, tendem a ter mais conforto", disse.

continua após publicidade

O prefeito disse que os novos veículos deverão circular preferencialmente nas faixas e corredores exclusivos.

Os ônibus com refrigeração têm um adesivo indicativo. A conexão de internet, que não exige senha, também é informada por avisos.

Os 20 ônibus apresentados nesta terça (2) atendem as linhas 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso). Outros dez serão incorporados nos próximos dias em linhas da viação Via Sul.

continua após publicidade

Todos os veículos foram comprados da empresa Caio Induscar, do Grupo Ruas -que participa de viações responsáveis por mais da metade do sistema de ônibus de São Paulo. Haddad foi recepcionado hoje pelo empresário Paulo Ruas.


AR-CONDICIONADO

continua após publicidade

Coletivos com ar-condicionado já foram implementada nas gestões Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (PSD), sem sucesso -pesquisas mostraram que passageiros preferiam a temperatura ambiente.

Levantamento feito pela em 2009 pela SPTrans com usuários do sistema apontou que 86% eram contra o ar-condicionado nos ônibus.

O secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, diz acreditar que a situação mudou porque "a cidade está mais quente" e as pessoas estão mais acostumadas com refrigeração.

Ao contrário dos veículos testados anteriormente, os novos ônibus saem da fábrica com o equipamento e tem janelas fechadas, o que aumenta a eficiência do ar-condicionado.

Segundo Tatto, se o teste for bem sucedido, o equipamento poderá ser exigido para toda a frota na próxima licitação, prevista para 2015.

Os outros aparelhos, como o wi-fi, fazem parte novos equipamentos cujos testes foram revelados pela Folha de S.Paulo. Entre eles estão alto-falantes que informam as paradas, câmeras que multam invasão a faixas exclusivas e contadores de passageiros.