MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Força-tarefa de promotores vai apurar fraude no Detran

O Ministério Público Estadual (MPE) formou uma força-tarefa para investigar as fraudes no setor de lacração e emplacamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Promotores de quatro setores vão compor o grupo para processar os acusados por imp

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2010, 10:11:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público Estadual (MPE) formou uma força-tarefa para investigar as fraudes no setor de lacração e emplacamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Promotores de quatro setores vão compor o grupo para processar os acusados por improbidade administrativa, sonegação fiscal, corrupção e formação de quadrilha.

continua após publicidade

A determinação do procurador-geral Fernando Grella Vieira é que os Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) cuidem da ações criminais contra os envolvidos. Relatório do inquérito da Corregedoria da Polícia Civil aponta 162 delegados supostamente envolvidos nas fraudes e o cometimento de dez diferentes tipos de crimes. As promotorias de combate à sonegação fiscal e de Defesa do Patrimônio Público e Social farão parte da força-tarefa.

continua após publicidade

O MPE espera obter o ressarcimento do prejuízo causado pelo suposto esquema de fraude - o relatório da Corregedoria diz ter encontrado provas do desvio de R$ 11,9 milhões, mas a fraude pode chegar a R$ 40 milhões.

continua após publicidade

A investigação sobre a fraude foi deflagrada em 2009 pela Secretaria da Segurança Pública. A Corregedoria constatou que o Detran pagava a mais pelo serviço de emplacamento porque a empresa responsável inflava o número de carros emplacados e lacrados. Delegados referendavam os relatórios inflados.

O secretário da Segurança, Antônio Ferreira Pinto, afirmou que a Corregedoria vai abrir os processos administrativos para punir os culpados - a pena máxima pode ser a demissão. Disse que mudou a direção do Detran e afastou centenas de policiais da área. "Era fácil apurar. A fraude era tão acessível que qualquer um podia constatá-la. Agora cabe ao Ministério Público apresentar as denúncias e propor as ações para que o que foi desviado seja restituído aos cofres públicos", disse Ferreira Pinto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Força-tarefa de promotores vai apurar fraude no Detran"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!