Geral

Jardins é a região que menos reduz consumo de água em São Paulo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Jardins é a região que menos reduz consumo de água em São Paulo
fonte: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Jardins é a região que menos reduz consumo de água em São Paulo

SÃO PAULO, SP - A região dos Jardins, na zona oeste de São Paulo, foi a que menos reduziu o consumo de água no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento da Sabesp, a redução foi de apenas 7,36% na região que engloba os bairros Jardim Paulista, Europa, América, Lapa, Alto de Pinheiros, Boaçava, Sumaré e Perdizes.

continua após publicidade

O levantamento foi feito no período em que a região metropolitana de São Paulo registrou a maior escassez de chuva dos últimos anos. Por conta disso, o governo paulista teve que utilizar pela primeira vez o "volume morto" --que fica abaixo das comportas da represa e, precisa ser puxada com bombas-- de duas represas do sistema Cantareira.

Para tentar reduzir o desperdício de água, o governo também criou um bônus --desconto na conta de água. Na semana passada, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, afirmou que será preciso manter ao longo de 2015 a medida se não chover acima da média nos próximos meses.

continua após publicidade

Apesar da região dos Jardins ter reduzido apenas 7,36% do consumo de água, o Jaçanã, Perus e Pirituba conseguiram reduzir em cerca de 20% o consumo no primeiro semestre. O Jaçanã, que encabeça a lista de redução de consumo, abrange os bairros do Jaçanã, Edu Chaves, Jd. Brasil, Vila Mazzei, Jd Guançã, e parte da Vila Gustavo.

Considerando toda a capital paulista, a redução do consumo foi de 16,23% entre janeiro e julho, aponta a Sabesp.