MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rússia reduz fornecimento de gás à Bielo-Rússia

A Rússia está reduzindo o fornecimento de gás natural à vizinha Bielo-Rússia depois de declarar que o país não conseguiu pagar suas dívidas. Em 15 de junho, o presidente russo Dmitry Medvedev deu cinco dias para que os bielo-russos sinalizassem com uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2010, 21:00:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Rússia está reduzindo o fornecimento de gás natural à vizinha Bielo-Rússia depois de declarar que o país não conseguiu pagar suas dívidas. Em 15 de junho, o presidente russo Dmitry Medvedev deu cinco dias para que os bielo-russos sinalizassem com uma solução. Uma autoridade da União Europeia afirmou que a disputa não deve afetar o suprimento do combustível para o resto do continente.

continua após publicidade

Medvedev autorizou a gigante de gás OAO Gazprom a se preparar para reduzir o fornecimento de gás natural à Bielo-Rússia, segundo comunicado do Kremlin publicado em seu site. No início da tarde de hoje, pelo horário local, o monopólio de gás informou que havia cortado o fornecimento do recurso ao país vizinho em 15%, e que o corte poderia chegar a 85%. O vice primeiro-ministro da Bielo-Rússia, Vladimir Semashko anunciou que planeja pagar as dívidas à Rússia em duas semanas, de acordo com a agência de notícias Interfax.

continua após publicidade

A medida marca a volta de frequentes tensões entre Moscou e Minsk - tradicionais aliados - sobre disputas comerciais na área de energia. A Bielo-Rússia, cuja frágil economia é fortemente dependente das relações comerciais com a Rússia, é a única das ex-repúblicas soviéticas que ainda paga preços reduzidos pelo gás russo.

continua após publicidade

Os dois Estados têm buscado formar um bloco alfandegário com o Casaquistão, mas o presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, não compareceu a um encontro chave no mês passado, forçando a Rússia e o Casaquistão a lançar a união alfandegária sem a Bielo-Rússia.

Disputas

continua após publicidade

A União Europeia acompanha de perto as disputas entre a Rússia e seus vizinhos ex-soviéticos, depois que um conflito entre Moscou e Kiev levou o fornecimento de gás da Rússia para a Europa - que passa pela Ucrânia - a ser cortado por mais de duas semanas, no começo de 2009. A UE depende da Rússia para atender cerca de 25% de sua demanda por gás natural, apesar da maior parte deste volume passar por gasodutos fora da Bielo-Rússia. A Gazprom afirmou que planejava enviar 44,5 bilhões de metros cúbicos de gás à Europa por meio da Bielo-Rússia neste ano, cerca de 28% dos 160 bilhões de metros cúbicos de gás que exporta para o continente a cada ano.

continua após publicidade

"Uma suspensão prolongada da transmissão de gás pela Bielo-Rússia poderia causar alguns problemas de fornecimento à Europa, mas não estamos antecipando qualquer interrupção maior nos meses de verão", afirma Alexander Burgansky, analista da Renaissance Capital, apontando a demanda europeia reduzida e a disponibilidade de reservas de capacidade de fornecimento por meio da Ucrânia.

A estatal Gazprom declara que a Bielo-Rússia tem US$ 192 milhões em dívida vencida com a companhia. Entretanto, a companhia diz que ela própria deve uma quantia "comparável" à Bielo-Rússia pela transmissão do gás, mas que o governo bielo-russo bloqueou os pagamentos pela empresa. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia reduz fornecimento de gás à Bielo-Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!