MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Alckmin conta com São Pedro para salvar abastecimento

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pôs nas mãos de São Pedro a sorte do abastecimento da Grande São Paulo no início do próximo ano. Segundo ele, mesmo com o uso do volume morto do Sistema Cantareira e com o socorro dos sistemas interligados, a região met

Da Redação

·
Alckmin conta com São Pedro para salvar abastecimento
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2014, 18:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:10:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pôs nas mãos de São Pedro a sorte do abastecimento da Grande São Paulo no início do próximo ano. Segundo ele, mesmo com o uso do volume morto do Sistema Cantareira e com o socorro dos sistemas interligados, a região metropolitana só tem água para quatro meses. "Chegaremos até o final do ano (com água), isso imaginando que não chova, mas é evidente que tem chuva", afirmou nesta quinta-feira, 21, durante vistoria às obras de captação da chamada reserva estratégica na Represa do Atibainha, em Nazaré Paulista.

Em abril deste ano, quando anunciou a utilização do volume morto do Cantareira, o governador apostava que teria água suficiente para chegar até março de 2015. Na segunda-feira, 18, em entrevista no Estadão, Alckmin já havia reduzido o prazo. "Estamos preparados para chegar (com água) até o começo do ano que vem." Nesta quinta, enquanto observava as bombas sugarem 20 metros cúbicos por segundo da chamada reserva estratégica do Cantareira na represa de Nazaré Paulista, o governador reclamava de um mês de agosto muito seco. "Foi um mês duro", disse, sob o sol escaldante e um céu sem traço de nuvens. Em suas contas, Alckmin se apega ao fato de ainda ter disponível a segunda fase do volume morto, com mais de 200 bilhões de litros.

A aposta do governador, candidato à reeleição em outubro, é que as chuvas comecem a voltar a partir de setembro. O secretário de Recursos Hídricos, Mauro Arce, que acompanhava Alckmin, disse que são esperadas algumas chuvas em setembro, embora as previsões indiquem um mês mais seco que a média. "Mês de setembro que não chove nada é muito raro", disse. Arce admitiu que a temporada de chuvas mais frequentes deve começar só em novembro, com o ápice em fevereiro de 2015. "Esperamos que chova muito nesse mês", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin conta com São Pedro para salvar abastecimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!