Geral

Ricardo Lewandowski é eleito presidente do STF

Da Redação ·
  Ricardo Lewandowski é eleito presidente do STF
fonte: Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Ricardo Lewandowski é eleito presidente do STF

BRASÍLIA, DF - O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito nesta quarta-feira (13) presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Durante a sessão os ministros também elegeram Cármen Lúcia como sua vice.

A eleição no STF respeita uma tradição. Sempre é eleito o ministro com mais tempo de corte que ainda não assumiu a presidência.

Lewandowski terá um mandato de dois anos a partir de sua posse, que deve acontecer no dia 10 de setembro.

Após a eleição Lewandowski agradeceu os votos dos colegas e disse que irá "honras as tradições mais que seculares do STF e cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia" da corte.

A ministra Cármen Lúcia, por sua vez, disse que será uma "vice mineira, quase invisível".

LEWANDOWSKI
Formado em pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Lewandowski fez mestrado e doutorado na USP, onde é professor titular do departamento de Direito.

Em 1990 Lewandowski foi indicado pelo quinto constitucional a uma vaga no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Sete anos depois foi indicado para o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Lewandowski chegou ao STF em 2006, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi defensor da Lei da Ficha Limpa.

Mais recentemente, durante o julgamento do processo do mensalão no STF foi revisor do processo e principal contraponto ao relator, Joaquim Barbosa, com quem bateu boca em plenário em diversas ocasiões. 

continua após publicidade