MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ministro de Relações Exteriores renuncia na Argentina

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, anunciou hoje sua renúncia. A medida foi motivada por uma forte discussão que ele manteve nesta manhã com a presidente Cristina Kirchner, por telefone, e por muitos desencontros entre ambos,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.06.2010, 11:05:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, anunciou hoje sua renúncia. A medida foi motivada por uma forte discussão que ele manteve nesta manhã com a presidente Cristina Kirchner, por telefone, e por muitos desencontros entre ambos, segundo informou uma fonte da chancelaria. "Havia uma série de diferenças entre a presidente e o chanceler há muito tempo", disse a fonte, que mencionou as relações com o governo de Hugo Chávez, da Venezuela, alvo de inúmeras denúncias de corrupção envolvendo o comércio bilateral, e o cancelamento da viagem de Cristina à China, em janeiro, que dificultou as relações entre os dois países.

continua após publicidade

A gota d'água na relação de Taiana e Cristina ocorreu durante a discussão ontem pela manhã, quando a presidente o acusou de deslealdade, segundo o analista político Edgard Alfano, do canal de TV Todo Notícias. A demissão de Taiana, de acordo com Alfano, foi uma decisão do marido de Cristina, o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), que acusou o ex-chanceler de permitir o vazamento de informações da chancelaria à imprensa. "A bronca de Kirchner foi porque a chancelaria vazou a informação de que Cristina estava de acordo com a inclusão do Brasil no monitoramento ambiental conjunto da Argentina e do Uruguai no rio Uruguai", explicou.

continua após publicidade

O monitoramento foi determinado pela Corte Internacional de Justiça por causa da polêmica sobre a fábrica de celulose instalada à margem uruguaia do rio fronteiriço. Desde o início do conflito com o Uruguai, em 2005, por causa da instalação da unidade finlandesa, Néstor se manifestou contrário à inclusão do Brasil no assunto, inclusive como mediador, por considerar uma "interferência na soberania argentina". Cristina, no entanto, teria se mostrado em favor da participação do Brasil no acompanhamento ambiental, como propôs o presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, já que o rio Uruguai possui importante trajeto no território brasileiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro de Relações Exteriores renuncia na Argentina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!