MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Seca se espalha em cidades do interior de SP e MG

RIBEIRÃO PRETO, SP - A seca prolongada deste ano, que atinge cidades de São Paulo e Minas Gerais, espalha com ela problemas como o deficit do abastecimento de água, o aumento dos preços na agricultura, e a falta de desenvolvimento de peixes, além da econo

Da Redação

·
 Seca deixa Represa do Jaguari com 1,7% do nível de água. Vargem - SP
Icone Camera Foto por Foto: Luiz Augusto Daidone/ Prefeitura de Vargem
Seca deixa Represa do Jaguari com 1,7% do nível de água. Vargem - SP
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2014, 14:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - A seca prolongada deste ano, que atinge cidades de São Paulo e Minas Gerais, espalha com ela problemas como o deficit do abastecimento de água, o aumento dos preços na agricultura, e a falta de desenvolvimento de peixes, além da economia de municípios que exploram de forma turística rios, represas e cachoeiras.

continua após publicidade

Cidades como Tambaú (255 km de São Paulo) e Santa Rita do Passa Quatro (248 km de São Paulo), por exemplo, captam água de represas particulares, distantes até 7,5 quilômetros dos municípios.

Mesmo com a medida adotada em Tambaú, metade da população fica 15 horas sem água em dias alternados. O município tem 23 mil habitantes e decretou estado de emergência.

continua após publicidade

Casa Branca (229 km de São Paulo) também decretou estado de emergência. O corte de água na cidade é feito das 6h às 21h, na tentativa de poupar o pouco que resta de água.

Dados da Defesa Civil do Estado apontam que, desde janeiro, choveu 50% a menos do esperado em todo o Estado.

O rio Pardo, de acordo com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), está no menor nível -50 centímetros- desde 1941, quando o órgão iniciou a medição em Ribeirão Preto.

continua após publicidade

Na região do lago de Furnas, em Minas Gerais, a seca prolongada prejudica o turismo local. O prejuízo estimado é de R$ 30 milhões. Campings, pesqueiros e passeios em barcos estão prejudicados.

Funcionários estão sendo demitidos pelas empresas. Em Cachoeira de Emas, distrito de Pirassununga, a seca que atinge o rio Mogi-Guaçu é a pior em 60 anos.

Isso fez com que a reprodução de peixes ficasse prejudicada em 80%. Pescadores têm que recorrer ao dinheiro guardado em poupança para a sobrevivência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Seca se espalha em cidades do interior de SP e MG"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!