MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chávez pede demissão de relator da ONU

O governo da Venezuela pedirá à ONU (Organização das Nações Unidas) que destitua o relator especial do órgão para a liberdade de expressão, Frank de La Rue, por "interferência nos assuntos internos" da Venezuela, informou nesta quinta-feira (17) o dipl

Da Redação

·
 O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita complexo de exploração de petróleo; país vai pedir demissão de relator da ONU por críticas ao líder
Icone Camera Foto por Foto por AFP
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visita complexo de exploração de petróleo; país vai pedir demissão de relator da ONU por críticas ao líder
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2010, 08:03:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo da Venezuela pedirá à ONU (Organização das Nações Unidas) que destitua o relator especial do órgão para a liberdade de expressão, Frank de La Rue, por "interferência nos assuntos internos" da Venezuela, informou nesta quinta-feira (17) o diplomata venezuelano Jorge Valero.

continua após publicidade

De acordo com Valero, o relator da ONU não respeitou a Venezuela ao pedir que Chávez retirasse a ordem de prisão contra o presidente de uma rede de TV opositora.

continua após publicidade

- [De La Rue] incorreu em uma inaceitável interferência nos assuntos internos da Venezuela [ao pedir a suspensão] dos procedimentos jurídicos [contra Guillermo Zuluoga, presidente da rede de televisão Globovisión].

continua após publicidade

O diplomata venezuelano disse que enviará nesta sexta-feira (18) uma comunicação oficial ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigindo a destituição" de La Rue, de origem guatemalteca.

- Este caso não compete ao relator De La Rue porque a investigação sobre Zuloaga não é ligada aos meios de comunicação.

continua após publicidade

De acordo com Valero, o presidente da Globovisión responde a vários processos na Venezuela, mas a ordem de prisão emitida contra ele estaria ligada à ação aberta contra Zuloaga em 2009, envolvendo 24 veículos mantidos de "forma irregular" na residência do empresário.

continua após publicidade

Em março deste ano, Zuloaga também foi acusado por "divulgar informação falsa" e "ofender o presidente Chávez" em declarações públicas.

continua após publicidade

No início de junho, Chávez advertiu para a situação do presidente da Globovisión.

- Zuloaga disse que eu mandei matar pessoas e segue livre. Isso só ocorre neste país, mas não pode ser assim. Não vou discutir com esse burguês, mas há um sistema que deve colocar as coisas no lugar.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chávez pede demissão de relator da ONU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!