MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coreia do Norte ameaça declarar guerra se for punida

A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que pode declarar guerra se o Conselho de Segurança da ONU condenar o país ou anunciar alguma represália contra Pyongyang pelo afundamento em março do navio de guerra sul-coreano Cheonan. Os comentários for

Da Redação

·
 Tensão entre Coreias aumentou com afundamento de navio em março
Icone Camera Foto por AFP
Tensão entre Coreias aumentou com afundamento de navio em março
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2010, 09:14:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que pode declarar guerra se o Conselho de Segurança da ONU condenar o país ou anunciar alguma represália contra Pyongyang pelo afundamento em março do navio de guerra sul-coreano Cheonan.

continua após publicidade

Os comentários foram feitos pelo embaixador norte-coreano na ONU, Sin Son-ho, em uma rara entrevista coletiva na sede da organização.

“Nós não queremos que o Conselho de Segurança anuncie medidas que nos provoquem”, disse Sin.

continua após publicidade

“Há uma situação incerta, na qual uma guerra pode começar a qualquer momento (...) na península coreana, devido às imprudentes manobras militares da Coreia do Sul”, afirmou, acrescentando que o povo norte-coreano e o Exército do país “vão estraçalhar” seus “agressores”.

A Coreia do Sul pediu ao Conselho de Segurança que respondesse ao que afirma ser um ataque com torpedo da Coreia do Norte, contra o Cheonan, e apresentou um relatório baseado em investigações internacionais sobre o afundamento como prova do ataque.

No entanto, de acordo com a correspondente da BBC na sede da ONU em Nova York Barbara Plett, o embaixador Sin Son-ho afirmou que, se a ONU divulgar alguma declaração condenando ou questionando seu país, as forças militares norte-coreanas vão reagir.

continua após publicidade

O embaixador não especificou quem ou o quê foi o responsável pela explosão que afundou o navio Cheonan, mas indicou que acredita que o navio, cujo afundamento matou 46 marinheiros sul-coreanos, tenha naufragado depois de colidir com rochas.

Sin afirmou, no entanto, que a Coreia do Sul se beneficiou politicamente ao culpar os norte-coreanos e acrescentou que os Estados Unidos usaram o incidente para fortalecer sua influência na região.

Até o momento, o Conselho de Segurança apenas afirmou estar muito preocupado com o fato de o afundamento do navio poder colocar em risco a paz na península coreana e pediu aos dois lados que evitem provocações. No entanto, o conselho ainda não condenou nenhum país devido ao incidente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coreia do Norte ameaça declarar guerra se for punida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!