Geral

Paquistão prende americano que queria matar Bin Laden

Da Redação ·
 O terrorista saudita Osama bin Laden era o suposto alvo de um americano preso no Paquistão
fonte: Foto por AFP
O terrorista saudita Osama bin Laden era o suposto alvo de um americano preso no Paquistão

A polícia do Paquistão prendeu nesta terça-feira (15), no norte do país, um cidadão americano que tentava atravessar a fronteira rumo ao Afeganistão com a suposta missão de assassinar o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.

continua após publicidade

O homem, identificado como Gary Brooks Faulkner, foi preso no distrito de Chitral, perto da fronteira. Ele estava armado com um punhal, uma pistola e uma espada, informou o jornal digital Chitral news.

continua após publicidade

De acordo com essa versão, Faulkner, que já tinha visitado o Paquistão sete vezes, queria a atravessar a Província fronteiriça afegã do Nuristão com a intenção de lutar contra o grupo insurgente Taleban e matar Bin Laden.

continua após publicidade

O porta-voz da Embaixada dos EUA em Islamabad, Rick Snelsire, confirmou à agência Efe a detenção de um cidadão americano, mas evitou dar detalhes.

- Nesta manhã, nosso consulado em Peshawar (a principal cidade do noroeste paquistanês) foi informado da detenção de um cidadão americano. Estamos tentando conseguir acesso a ele.

continua após publicidade

A polícia paquistanesa já deteve cidadãos americanos antes. Normalmente, no entanto, essas pessoas são ligadas a correntes de movimentos islâmicos que chegam ao país para se unir aos talebans ou a outros grupos radicais.

continua após publicidade

O paradeiro de Bin Laden é desconhecido há vários anos, embora fontes da própria CIA (agência de inteligência dos EUA) suspeitem que o terrorista possa estar em algum ponto próximo à fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."