Geral

Richa entrega mais 125 novas ambulâncias para os municípios

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Richa entrega mais 125 novas ambulâncias para os municípios
Richa entrega mais 125 novas ambulâncias para os municípios

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), entregou nesta quarta-feira (25/06) um novo lote de ambulâncias para ampliar a frota da saúde disponível em vários municípios do Estado. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões na aquisição dos 125 veículos, totalmente equipados para o transporte adequado de pacientes. 

As ambulâncias são do modelo Renault Master e serão entregues a 124 municípios, mais o Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul. Cada ambulância possui equipamentos básicos para transporte de pacientes que precisam de suporte especial para remoção. 

“Era uma das principais reivindicações destes municípios que agora, com muito trabalho e dedicação, estamos conseguindo atender”, afirmou o governador Beto Richa na solenidade de entrega dos veículos, realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Nosso compromisso é promover um atendimento à saúde mais ágil, humano e de qualidade”, disse Richa. Além das ambulâncias, nos próximos dias o governo repassará aos consórcios intermunicipais de saúde 80 ônibus para o transporte de pacientes que precisam de consultas e exames especializados. 

OBRAS E EQUIPAMENTOS - O governador afirmou que o governo estadual executa o maior orçamento da Saúde da história do Paraná. “Estamos aplicando R$ 530 milhões em obras e equipamentos, investimento maior que nos últimos oito anos da gestão passada”, ressaltou. “Reafirmamos nosso compromisso de tratar a saúde como prioridade, ao lado da educação e da segurança pública”, afirmou.

Ele citou os avanços conquistados pelo governo na saúde, destacando a redução da mortalidade materna e infantil. “O Ministério da Saúde reconhece que o Paraná, ao lado de Santa Catarina, desenvolveu as melhores ações na saúde pública. Isso é reflexo dos investimentos que fizemos no setor”, afirmou.

AMBULÂNCIAS - Desde 2011, o Governo do Estado já repassou 270 ambulâncias para municípios e hospitais do Paraná. Destas, 80 são de UTI móvel, preparadas para o atendimento de pacientes com quadros clínicos mais graves. 

O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, informou que em breve serão repassadas mais 137 ambulâncias para os municípios. “A frota das cidades estava sucateada e muitas vezes o custo do conserto do veículo era bem maior que o valor do veículo. O Estado entendeu essa situação e hoje conseguimos atender as prefeituras com novas ambulâncias, que garantirão um transporte mais seguro e rápido dos pacientes”, disse ele. 

MUNICÍPIOS - Em pequenos municípios, a ambulância é essencial no atendimento às situações de urgência e emergência. Quando um paciente necessita de serviços de maior complexidade, ele deve ser transferido para um hospital de referência em sua região. 

Desta forma, o transporte tem que ter a estrutura necessária para dar suporte a este deslocamento. O município de Farol, no Centro-Oeste paranaense tem 4,4 mil habitantes e, segundo a prefeita Ângela Klaus, há dez anos não recebia uma nova ambulância. 

“Esse veículo repassado pelo governo é de muita importância para a nossa população, pois muitos doentes precisam ser transportados para Campo Mourão e Cascavel para tratamento médico”, disse a prefeita. 

Albari dos Santos, prefeito de Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, agradeceu o veículo e destacou a necessidade dos pequenos municípios de transportar os pacientes para os grandes centros médicos. 

“Essa era uma necessidade nossa. Com um governo acessível e que não descrimina nenhum prefeito, conseguimos essa conquista para nossa população”, afirmou. Ele também destacou que, além das ambulâncias, seu município já recebeu do Estado ônibus escolar, viaturas e asfalto. “Temos apoio do Estado em todas as áreas”, disse.

São Pedro do Paraná, no Noroeste, tem 2,5 mil habitantes e fica a mais de 100 quilômetros de Paranavaí, principal centro médico da região. “O problema é que nossa ambulância já está velha e não garante segurança aos pacientes”, contou o prefeito Ivanildo Passareli. “Não ficávamos tranquilos com isso. Agora a melhora será considerável”, avaliou. 

Confira os municípios beneficiados:

Amaporã

Antonina

Arapoti

Arapuã

Atalaia

Bela Vista do Paraíso

Boa Esperança

Boa Esperança do Iguaçu

Boa Ventura de São Roque

Bom Jesus do Sul

Cafeara

Califórnia

Cambé

Campina do Simão

Campina da Lagoa

Campina Grande do Sul

Campo do Tenente

Campo Mourão

Candói

Capitão Leônidas Marques

Carambeí

Castro

Centenário do Sul

Cerro Azul

Chopinzinho

Conselheiro Mayrinck

Contenda

Corbélia

Coronel Vivida

Cruz Machado

Diamante do Oeste

Dois Vizinhos

Douradina

Farol

Fênix

Figueira

Floresta

Flórida

Francisco Beltrão

Goioerê

Guaraci

Guaraqueçaba

Honório Serpa

Ibaiti

Ibiporã

Imbituva

Indianópolis

Iporã

Vitorino

Itaipulândia

Ivaiporã

Ivaté

Jaguapitã

Jaguariaíva

Japira

Jataizinho

Laranjal

Mandaguaçu

Mandaguari

Magueirinha

Manoel Ribas

Maria Helena

Marialva

Marilena

Mariluz

Matelândia

Matinhos

Medianeira

Morretes

Nova Laranjeiras

Nova Olímpia

Nova Santa Bárbara

Nova Santa Rosa

Ortigueira

Ouro Verde do Oeste

Paiçandu

Palmas

Paranacity

Paranaguá

Pato Bragado

Paulo Frontin

Peabiru

Perobal

Pérola

Piên

Pinhão

Piraí do Sul

Piraquara

Pitangueiras

Planaltina do Paraná

Pontal do Paraná

Porto Amazonas

Porto Vitória

Prudentópolis

Quatro Barras

Quedas do Iguaçu

Querência do Norte

Quinta do Sol

Ramilândia

Rio Bonito do Iguaçu

Rio Negro

Rolândia

Salto do Itararé

Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Helena

Santa Isabel do Ivaí

Santo Antônio do Sudoeste

São João do Caiuá

São Jorge do Ivaí 

São José das Palmeiras

São Pedro do Ivaí

São José da Boa Vista

São Pedro do Paraná

Saudade do Iguaçu

Sulina

Telêmaco Borba

Terra Boa

Terra Rica

Terra Roxa

Tibagi

Tijucas do Sul

Turvo

Virmond

Wenceslau Braz

Hospital Angelina Caron (Campina Grande do Sul)

continua após publicidade