MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Antônio, um santo festejado e maltratado

Ele tem milhões de seguidores no Brasil, é reconhecido como um dos oradores mais cultos e inspirados da história e mantém há séculos uma popularidade de fazer inveja a celebridades e políticos. Altruísta e generoso, atende prontamente aos pedidos. Mesm

Da Redação

·
  É comum ver a imagem do santo de ponta cabeça
Icone Camera Foto por Googleimagens
É comum ver a imagem do santo de ponta cabeça
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.06.2010, 17:09:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ele tem milhões de seguidores no Brasil, é reconhecido como um dos oradores mais cultos e inspirados da história e mantém há séculos uma popularidade de fazer inveja a celebridades e políticos. Altruísta e generoso, atende prontamente aos pedidos. Mesmo com tantas virtudes, Antônio - cujo dia é comemorado amanhã - é um dos santos mais maltratados no País, sobretudo por quem acredita que tais métodos garantem um par ideal.

continua após publicidade

Perto do Dia dos Namorados, festejado hoje, os castigos à imagem de Santo Antônio se intensificam. Tanto que este ano foi deflagrada uma campanha em prol do que ele pregava em vida: amor, altruísmo e caridade. "Não maltratem Santo Antônio" é a bandeira levantada por um dos especialistas na história desse santo no País, o estudioso Daniel Atalla. "Precisamos tratá-lo com mais carinho, amor e dedicação e, se possível, dedicar-lhe um relicário."

continua após publicidade

Os maus-tratos se popularizaram a partir de uma história contada no Nordeste brasileiro, segundo a qual uma jovem se apegou ao santo na esperança de arrumar um bom casamento. Por mais que ela orasse e fizesse as penitências, o pretendente não surgia. Um dia, revoltada, ela jogou a imagem do santo pela janela, atingindo um jovem que passava. Resultado: os dois se apaixonaram e se casaram. Nos flagelos ao santo, vale tudo: afogá-lo, amarrá-lo de ponta cabeça e tirar o Menino Jesus de seus braços, até o pretendente aparecer.

Os milagres não se restringem à área sentimental. "Ele é um santo guerreiro, da prosperidade, da proteção, recupera objetos perdidos, é ativador da riqueza", conta Atalla. O bispo auxiliar de São Paulo dom Joaquim Justino Carreira, da Região Episcopal Santana, concorda. "É um exemplo de fé, esperança e caridade para pessoas de todos os tempos." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Antônio, um santo festejado e maltratado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!