Geral

A dez dias de jogo da Copa, Arena da Baixada ainda está em obras

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia A dez dias de jogo da Copa, Arena da Baixada ainda está em obras
fonte: Fotos: Henrique Bolgue/ Blog do Planalto/ Alexandre Carnieri/ Studio Gaea e Mauricio Mano/ Atlético Paranaense
A dez dias de jogo da Copa, Arena da Baixada ainda está em obras

CURITIBA, PR - Sede dos jogos da Copa-14 em Curitiba, a Arena da Baixada ainda está em obras, a dez dias do primeiro jogo a ser realizado no local.
Nesta quinta-feira (5), o COL (Comitê Organizador Local) fez um tour pelo estádio com jornalistas. O passeio demonstrou como irá funcionar a entrada de torcedores, as áreas de convivência e os serviços no dia dos jogos.

continua após publicidade

Logo em frente ao estádio, um guindaste transportava as últimas estruturas de aço a serem fixadas na fachada do prédio administrativo. Operários arrumavam as calçadas e transportavam detritos da obra.

Dentro da arena, o barulho de máquinas e furadeiras também era permanente. Além da instalação das estruturas temporárias pela Fifa, que assumiu o estádio há duas semanas, trabalhadores faziam a limpeza do local, ainda bastante empoeirado, e arrumavam acabamentos no piso e em alguns camarotes, por exemplo.

continua após publicidade

As calçadas ao redor do estádio também estão inacabadas em alguns trechos, onde ainda há circulação de máquinas e operários. A Prefeitura de Curitiba promete conclui-las até o final da próxima semana.

O primeiro jogo da Copa na cidade será no dia 16 (segunda-feira), entre Irã e Nigéria.


HISTÓRICO

continua após publicidade

Em janeiro, a lentidão na obra da Arena da Baixada chegou a ameaçar a participação de Curitiba na Copa. A cobertura não havia sido concluída, pouquíssimas cadeiras estavam instaladas e ainda era possível ver as vigas do estádio.

Construída pelo Atlético-PR, a obra andava a passos lentos por falta de dinheiro e demora nos repasses do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do governo do Paraná, que a financiaram. Um mutirão na reforma, que passou a ser monitorada pelo COL e pelos governos estadual e municipal, melhorou a situação e garantiu a participação de Curitiba na Copa.

"É evidente que o atraso no cronograma físico da obra resultou neste avanço [das reformas]. Mas nem tudo que está em andamento é por causa disso", afirmou o secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro.

continua após publicidade

Segundo ele, parte das adaptações que estão sendo feitas é de responsabilidade da Fifa, para instalação das estruturas temporárias, como quiosques de patrocinadores e salas de apoio ao evento. A previsão é que elas sejam concluídas, de fato, poucos dias antes do primeiro jogo.

Cordeiro entende, porém, que o essencial já está pronto.

"Estruturalmente falando, está tudo concluído. Gramado, parte de TI [tecnologia da informação], elétrica, tudo pronto. O que falta mesmo é estruturas complementares e limpeza. Só."

A limpeza do estádio está a cargo de uma empresa contratada pela prefeitura.

Quatro jogos da Copa-14, todos da primeira fase, serão realizados em Curitiba. Além de Irã e Nigéria, jogarão na Arena Honduras e Equador, Espanha e Austrália e Argélia e Rússia.