Geral

Hemepar faz campanha para reforçar doação de sangue

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hemepar faz campanha para reforçar doação de sangue
fonte: Foto: Arquivo
Hemepar faz campanha para reforçar doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a importância da doação de sangue em todo o Paraná, principalmente neste período de outono e inverno, quando, normalmente, diminuem em 40% o número de doadores. Em todo o estado, são mais de vinte unidades do Hemepar disponíveis para fazer a coleta.

continua após publicidade

Em Curitiba, o centro recebe diariamente uma média de 120 doadores que abastecem cerca de 38 hospitais. Desde o início do outono e com a chegada de turistas em virtude da Copa do Mundo, as campanhas de reforço começaram a ser realizadas. Em Apucarana as doações podem ser feitas no Hemonúcleo da cidade. Fica na Rua Corifeu de Azevedo Marques 501 - Próx. ao Lagoão / Samu - Agendamentos podem ser feitos pelo fone (43)3420-4200.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. O período entre uma doação e outra deve ser de 60 dias para os homens e de 90 para as mulheres.