Geral

Nasa adia teste de disco voador

Da Redação ·
 Nasa adia teste de disco voador  (Foto: www.apolo11.com)
fonte:
Nasa adia teste de disco voador (Foto: www.apolo11.com)

A NASA adiou teste que ocorrerria nesta terça-feira à tarde do chamado Low Density Supersonic Decelerator, LDSD, uma nave espacial em forma de disco voador que deveria lançada de um gigantesco balão rumo ao topo da estratosfera a quase 5 mil km/h. O adiamenrto ocorreu devido às más condições do tempo. A próxima tentativa será feita nesta quinta-feira, 05 de junho.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, no dia 5 de junho a nave em forma de disco voador será elevada a mais de 35 km de altitude a partir de um balão de pressão zero, que subirá da base de lançamentos de Mísseis localizada em Kauai, no Hawaii.

Disco Voador

continua após publicidade

Uma fração de segundo depois de cair do balão, e alguns metros abaixo, quatro foguetes propulsores deverão fazer a nave em forma de disco voador girar, com o objetivo de estabiliza-la giroscopicamente.

Meio segundo depois, outro foguete de combustível sólido vai arremessar a nave com 17 mil quilos de empuxo, enviando o veículo de teste até a borda da estratosfera.

"Nosso objetivo é chegar a uma altitude e velocidade semelhantes àquelas que os nossos veículos irão encontrar quando voarem na atmosfera de Marte", disse Ian Clark, principal investigador do projeto LDSD junto ao laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o JPL. Queremos atingir 60 km de altitude na velocidade Mach 4. Assim que diminuir para 3.8 liberaremos o primeiro de dois novos sistemas de travagem atmosférica", explicou Clark.


Fonte: 
www.apolo11.com