Geral

Google cria ferramenta para que usuário "seja esquecido"

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Google cria ferramenta para que usuário "seja esquecido"
fonte: Foto: Arquivo
Google cria ferramenta para que usuário "seja esquecido"

Europeus já podem pedir a remoção de algumas informações sobre else mesmos dos resultados de busca do Google. O próprio site vai decidir que o pedido deve ou não ser atendido.

continua após publicidade

Para isso, o Google está disponibilizando um formulário, no qual pede aos internautas o envio das URLs de cada resultado associado às informações conseideradas por eles inadequadas ou desatualizadas.

A empresa descreveu a iniciativa como um esforço inicial para atender à deliberação do Tribunal de Justiça, da União Europeia (UE), do início de Maio, determinando  que o Google e outros serviços de busca devem respeitar o direito ao esquecimento dos cidadãos europeus. De acrodo com o tribunal, os interessados devem poder fazer pedidos de remoção de informação dos resultados de pesquisas associadas aos seus nomes.

continua após publicidade

Nos próximos meses, o Google pretende colaborar com as autoridades de proteção de dados e outras entidades no sentido de tornar  o processo para o encaminhamento de pedidos ainda mais simples e automático.

São passíveis de requisição, situações de consulta nas quais os resultados sejam considerados inadequados, irrelevantes (ou tenham deixado de ser relevantes) w excessivos em relação às finalidades da busca, segundo determinação do tribunal.

O Google já oferece ferramentas semiautomáticas para solicitar a remoção de informações pessoais nas buscas de categorias como assinaturas, números de identificação nacional, ou detalhes da conta bancária.