Geral

Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba

Da Redação ·
 Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba - Foto: AEN
fonte:
Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba - Foto: AEN

O IX Simpósio Sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas - evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens, em parceria com a Copel - será realizado nesta terça e quarta-feira (29 e 30), em Curitiba. O evento reunirá representantes do setor elétrico para discutir aspectos técnicos, políticos, ambientais e econômicos da implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no país.

“Estimamos o potencial energético de PCHs no Brasil em 12 mil megawatts (MW), sendo algo entre 10 e 20% deste potencial apenas no Paraná”, comenta o diretor-presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “São dados que justificam e reforçam a importância e urgência de reforçar esse modelo de geração na matriz energética brasileira”. Em 2013, a Copel inaugurou a PCH Cavernoso II, entre Virmond e Candói, no Centro-Sul do Paraná, com 19 megawatts de potência instalada – o equivalente para atender o consumo de 50 mil habitantes.

O empreendimento recebeu R$ 120 milhões de investimentos e marcou a retomada da construção de pequenas centrais pela Copel, empresa que sempre foi referência nacional na implantação de grandes aproveitamentos hidroenergéticos no Paraná.

BAIXO IMPACTO - As pequenas centrais hidrelétricas têm até 30 megawatts de potência instalada e são conhecidas pelo baixo impacto ambiental decorrente de sua implantação. “Faz parte do planejamento estratégico da Copel investir também em PCHs porque são fontes renováveis que geram energia de forma rentável e sustentável”, detalha Zimmer. Uma das mesas-redondas do simpósio contará com representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para debater justamente os processos de licenciamento legal e ambiental na construção das pequenas centrais.

O EVENTO - Na programação também constam debates sobre regulação institucional do setor, tarifas e custos de obras e segurança e qualidade de projetos. O destaque será da mesa-redonda sobre a inserção das PCHs no Sistema Elétrico Nacional e autoprodução, com a participação de integrantes do Ministério de Minas e Energia, da Associação Nacional dos Consumidores de Energia e da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas. Empresas elétricas, projetistas, montadoras de equipamentos e demais representantes do ramo terão estandes no hall do evento.

A programação completa do simpósio pode ser consultada em www.ixspmch.com.br  

Serviço

IX Simpósio Sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas Data: 29 e 30/04

Local: Centro de Eventos do Sistema Fiep (Av. Comendador Franco, 1341 - Curitiba – PR) Informações: www.ixspmch.com.br

continua após publicidade