MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba

O IX Simpósio Sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas - evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens, em parceria com a Copel - será realizado nesta terça e quarta-feira (29 e 30), em Curitiba. O evento reunirá representantes do setor elétr

Da Redação

·
 Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba - Foto: AEN
Icone Camera Foto por
Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba - Foto: AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.04.2014, 11:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O IX Simpósio Sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas - evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens, em parceria com a Copel - será realizado nesta terça e quarta-feira (29 e 30), em Curitiba. O evento reunirá representantes do setor elétrico para discutir aspectos técnicos, políticos, ambientais e econômicos da implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no país.

“Estimamos o potencial energético de PCHs no Brasil em 12 mil megawatts (MW), sendo algo entre 10 e 20% deste potencial apenas no Paraná”, comenta o diretor-presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “São dados que justificam e reforçam a importância e urgência de reforçar esse modelo de geração na matriz energética brasileira”. Em 2013, a Copel inaugurou a PCH Cavernoso II, entre Virmond e Candói, no Centro-Sul do Paraná, com 19 megawatts de potência instalada – o equivalente para atender o consumo de 50 mil habitantes.

O empreendimento recebeu R$ 120 milhões de investimentos e marcou a retomada da construção de pequenas centrais pela Copel, empresa que sempre foi referência nacional na implantação de grandes aproveitamentos hidroenergéticos no Paraná.

BAIXO IMPACTO - As pequenas centrais hidrelétricas têm até 30 megawatts de potência instalada e são conhecidas pelo baixo impacto ambiental decorrente de sua implantação. “Faz parte do planejamento estratégico da Copel investir também em PCHs porque são fontes renováveis que geram energia de forma rentável e sustentável”, detalha Zimmer. Uma das mesas-redondas do simpósio contará com representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para debater justamente os processos de licenciamento legal e ambiental na construção das pequenas centrais.

O EVENTO - Na programação também constam debates sobre regulação institucional do setor, tarifas e custos de obras e segurança e qualidade de projetos. O destaque será da mesa-redonda sobre a inserção das PCHs no Sistema Elétrico Nacional e autoprodução, com a participação de integrantes do Ministério de Minas e Energia, da Associação Nacional dos Consumidores de Energia e da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas. Empresas elétricas, projetistas, montadoras de equipamentos e demais representantes do ramo terão estandes no hall do evento.

A programação completa do simpósio pode ser consultada em www.ixspmch.com.br

Serviço

IX Simpósio Sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas Data: 29 e 30/04

Local: Centro de Eventos do Sistema Fiep (Av. Comendador Franco, 1341 - Curitiba – PR) Informações: www.ixspmch.com.br

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Simpósio sobre pequenas hidrelétricas acontece em Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!