MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obama cancela viagem para inspecionar vazamento

O presidente americano, Barack Obama, cancelou pela segunda vez uma viagem a Indonésia e Austrália em meio à crescente preocupação com o vazamento de petróleo na plataforma operada pela BP no Golfo do México, iniciado há mais de seis semanas. Obama d

Da Redação

·
 BP planeja usar robôs submarinos em operação para conter vazamento
Icone Camera Foto por AP
BP planeja usar robôs submarinos em operação para conter vazamento
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.06.2010, 10:29:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente americano, Barack Obama, cancelou pela segunda vez uma viagem a Indonésia e Austrália em meio à crescente preocupação com o vazamento de petróleo na plataforma operada pela BP no Golfo do México, iniciado há mais de seis semanas.

continua após publicidade

Obama deverá visitar a região nesta sexta-feira pela terceira vez desde o início da crise para avaliar os estragos causados pelo óleo.

Em entrevista à rede de TV americana CNN na quinta-feira à noite, o presidente afirmou que está “furioso” com a BP. A Casa Branca enviou uma conta de US$ 69 milhões para a empresa, para cobrir parte dos custos com a limpeza.

continua após publicidade

A BP afirmou que até agora os prejuízos com o vazamento já somam US$ 990 milhões.

Progressos

A petroleira afirmou ter feito progressos ao colocar uma espécie de tampa sobre um poço, na tentativa de desviar parte do vazamento para navios na superfície.

continua após publicidade

Imagens gravadas em vídeo mostram a tampa sendo colocada contra a pressão provocada pelo vazamento de petróleo e gás. Mas, segundo os engenheiros da empresa, poderão ser necessárias até 24 horas para avaliar se a tentativa gerou resultados.

O oleoduto fica a 1,5 km de profundidade, no fundo do mar, e a pressão da água torna a operação bastante difícil.

Segundo a Guarda Costeira americana, a tampa seria uma solução parcial e temporária.

continua após publicidade

As ações da BP subiram 4% na manhã desta sexta-feira nas bolsas europeias.

O principal executivo da BP, Tony Hayward, vai se reunir com acionistas nesta sexta-feira e estará disponível no site da empresa às 10h00, no horário de Brasília.

continua após publicidade

A petroleira afirmou que não espera conter totalmente o vazamento até agosto, quando será completada a construção de dois outros poços próximos ao local do vazamento para tentar aliviar a pressão.

Na primeira fase desta última tentativa de conter o vazamento, um robô-submarino cortou o oleoduto danificado com uma espécie de tesoura gigante.

A tampa em formato de funil foi colocada sobre o oleoduto e, se o procedimento for bem-sucedido, ela deveria melhorar a coleta do óleo e a BP poderia estocá-lo em um navio na superfície.

Hayward admitu que a técnica nunca foi tentada antes, e que há muitos desafios pela frente.

O vazamento no Golfo do México começou no último dia 20 de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, explodiu, causando a morte de 11 trabalhadores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obama cancela viagem para inspecionar vazamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!