Geral

Naoto Kan é o novo primeiro-ministro

Da Redação ·
 Ele era o ministro das finanças
fonte: Itsuo Inouye/AP Photo
Ele era o ministro das finanças

O ministro das Finanças do Japão, Naoto Kan, de 63 anos, é o novo primeiro-ministro do país. Conhecido por combater burocratas, ele foi nomeado nesta sexta-feira (4) pelo Parlamento, após ser eleito presidente do Partido Democrático (PD).
 

continua após publicidade

Kan substitui o ex-primeiro-minitro Yukio Hatoyama, que renunciou na última quarta-feira (2), devido a sua baixa popularidade e à polêmica sobre uma base dos Estados Unidos no sul do país. Hatoyama ficou no cargo por apenas oito meses e meio.
 

Naoto Kan é o sexto chefe do governo do Japão desde setembro de 2006, após Junichiro Koizumi, Shinzo Abe, Yasuo Fukuda, Taro Aso e Yukio Hatoyama.
 

continua após publicidade

Kan recebeu o apoio de 291 dos 423 parlamentares para assumir o PD, que tem maioria absoluta na Câmara de Representantes. Mais tarde, o recém-nomeado presidente do PD foi confirmado como líder do governo com 313 votos dos 477 deputados presentes na Câmara de Representantes japonesa, na qual seu partido tem maioria absoluta.
 

Kan reconheceu que a situação política no Japão é complicada, mas se comprometeu a "superar os problemas e reconstruir o país".
 

O novo primeiro-ministro terá pela frente um país que se esforça para conter uma enorme dívida pública, o crescimento de uma sociedade em envelhecimento e a missão de incrementar as relações com EUA e China.
 

continua após publicidade

Antes de assumir, disse em discurso aos integrantes de seu partido que "a primeira coisa que se deve fazer é reconquistar a confiança do povo".
 

(*) Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters