MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Senadores ouvem Graça Foster antes de definição sobre CPI

A presidente da Petrobras, Graça Foster, participa nesta terça-feira (15) de audiência conjunta no Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a estatal. O governo espera que as explicações apresentadas pela executiva, para negócios com

Da Redação

·
A Presidente da Petrobras inaugurou plataforma com Dilma ontem - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Icone Camera Foto por
A Presidente da Petrobras inaugurou plataforma com Dilma ontem - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2014, 10:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente da Petrobras, Graça Foster, participa nesta terça-feira (15) de audiência conjunta no Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a estatal. O governo espera que as explicações apresentadas pela executiva, para negócios como a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006, ajudem a reduzir a pressão pela criação de uma comissão parlamentar de inquérito.

Nesta segunda (14), Graça Foster participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, de cerimônia que marcou a viagem inaugural do petroleiro Dragão do Mar, no Porto de Suape (PE). Dilma afirmou que "não transigirá" no combate a ações criminosas, como tráfico de influência e corrupção, mas que tampouco aceitará o que chamou de "campanha negativa com proveito político" contra a empresa.

No Senado, Anibal Diniz (AC), vice-líder do PT, disse que, depois da audiência com Graça Foster, será possível fazer uma avaliação melhor sobre a necessidade de uma CPI. A oposição, por sua vez, voltou a classificar a presença da presidente da Petrobras como manobra para "esconder a realidade".

A oposição quer uma CPI para investigar quatro denúncias: o alegado prejuízo de mais de US$ 1 bilhão na compra da refinaria de Pasadena da belga Astra Oil; suspeitas de pagamento de propina para obtenção de contratos com a estatal brasileira; procedimentos que podem ter comprometido a segurança de trabalhadores e de plataformas; e o custo de refinarias em construção no Brasil.

O
governo, no entanto, alega que as denúncias já são investigadas pelo Ministério Público, a Polícia Federal, o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria-Geral da União), além de pela própria Petrobras.

I
mpasse da CPI

O impasse em relação à criação da CPI da Petrobras permanece. Nesta segunda-feira, o Senado enviou as informações pedidas pela ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber, relatora de dois mandados de segurança em que oposição e governo tentam fazer prevalecer suas posições quanto à CPI (MS 32885 e MS 32889).

Depois que a oposição apresentou seu requerimento para a criação de uma CPI exclusiva da Petrobras, o governo reagiu com um pedido mais amplo de CPI, abrangendo contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e obras no Porto de Suape.

O entendimento anunciado pela Mesa do Senado é de que, com as duas CPIs reunindo as assinaturas necessárias, prevaleceria a proposta mais ampla, do governo. A posição foi ratificada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), mas a decisão final será dada pelo Plenário.

Na semana passada, os líderes partidários concordaram em adiar a decisão para esta terça-feira, na expectativa de uma decisão liminar de Rosa Weber. No entanto, ainda não se sabe se haverá manifestação da ministra a tempo, e a votação final pode ser novamente adiada.

A
udiência conjunta

G
raça Foster será ouvida nesta terça (15) pela manhã, em audiência pública conjunta das CAE (Comissões de Assuntos Econômicos) e de CMA (Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle). A iniciativa de organizar a reunião foi do presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que diz ter ouvido da executiva o desejo de conversar com os senadores.

Audiências com Graça Foster e também com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, chegaram a ser marcada para o início de abril, mas foi cancelada pelo governo em razão da insistência da oposição em instalar uma CPI exclusiva para apurar as denúncias na estatal.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Senadores ouvem Graça Foster antes de definição sobre CPI "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!