Geral

Andorinhas enchem o céu e se despedem de Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Andorinhas enchem o céu e se despedem de Apucarana
fonte:
Andorinhas enchem o céu e se despedem de Apucarana

Todo ano, a cena se repete em Apucarana. São milhares ou milhões de andorinhas que sobrevoam a cidade nas tardee de abril anuncinado depedida da cidade. Elas pousam nas antenas de TV, nos fios da rede elétrica e nas árvores, como aconteceu nesta quarta-feira, na Avenida Espírito Santo, no Jardim Apucarana, na zona norte da cidade. O vôo em sincronismo é um espetáculo que toma ganha o céu.

​

As andorinhas quando voam parecem flechas. Segundo radares da Polícia Rodoviária, em vôos rasantes chegam a atingir 80 quilômetros por hora. As trombadas são inevitáveis e deixam algumas no chão com a asa quebrada.

continua após publicidade

Amantes dos dias quentes, trocam o inverno rigoroso do Canadá pelo verão brasileiro. Alimentam-se de cigarrinhas de canavial, cupins, formigas, besouros e mariposas, mas não destróem a agricultura.

As que pousam em Apucarana são da espécie Progne Subis e Progne Tapera, oriundas do Canadá e Argentina. Elas se concentram por aqui e em cidades do interior paulista. Fazem ninhos nas copas de árvores, em forros de casas e na lateral das igrejas. No fim do verão, os filhotes estão prontos para voarem e as andorinhas retornam para o Canadá, geralmente em abril.

continua após publicidade

Fotos: Luiz Demétrio