Geral

População pode enviar fotos para o livro dos 70 anos de Apucarana

Da Redação ·
Rogério Carnasciali: “A campanha torna a produção do livro um processo mais rico e interativo” (Foto: Divulgação)
fonte:
Rogério Carnasciali: “A campanha torna a produção do livro um processo mais rico e interativo” (Foto: Divulgação)

A equipe que vem trabalhando no livro “Apucarana 70 anos – Olhares no passado e visão para o futuro” está lançando uma campanha para que a população contribua com o projeto, enviando fotos que retratem fatos diversos da história do município. A ideia surgiu porque várias pessoas já estão enviando imagens informalmente para o projeto. “Resolvemos abrir esse espaço porque, além das imagens que já dispúnhamos, estão surgindo imagens muito interessantes e que podem, sim, enriquecer o projeto. Além disso, a campanha para que as pessoas enviem essas fotos faz com que a comunidade participe de maneira mais efetiva, tornando a produção do livro um processo mais rico e interativo”, afirma o gestor cultural Rogério Carnasciali, que coordena os trabalhos.

Segundo ele, a prioridade é para fotografias das décadas de 40 a 70, especialmente as que foram tiradas do campo de aviação, nos sítios e fazendas, nas indústrias e comércios, em manifestações culturais e esportivas, nas ferrovias e rodovias e paisagens. Carnasciali explica que os interessados poderão enviar cópia digital das fotos, com a melhor resolução possível, para o e-mail apucarana70anos@gmail.com. A foto deve estar acompanhada de uma frase com informações básicas sobre local em que foi tirada, pessoas que ela retrata etc. “Nem todas as fotos serão aproveitadas no livro. Elas serão escolhidas por um curador de fotografia, auxiliado pelos jornalistas de cada editoria. Nossa intenção, porém, é criar a partir do projeto um banco de imagens com as fotos do Museu de Apucarana, do acervo pessoal do jornalista Francisco Soares Dias Sobrinho e dos colaboradores, disponibilizando depois ao público através da Internet”, acrescenta Carnasciali.

O livro “Apucarana 70 anos – Olhares no passado e visão para o futuro” será lançado no segundo semestre deste ano. O projeto é de um Livro Arte, que poderá ser utilizado como portfólio de apresentação de Apucarana, destacando aspectos gerais sobre a origem e a história do município, bem como a infraestrutura já existente e o seu potencial de crescimento. “A tiragem inicial do livro, que deverá ter cerca de 200 páginas, em capa dura e papel couche, será de dois mil exemplares. O conteúdo reunirá informações e fotografias sobre as sete décadas de cultura, colonização e desenvolvimento do município, ao mesmo tempo destacando as oportunidades e possibilidades atuais e futuras de cada um dos setores citados no livro”, relata Carnasciali. O texto será apresentado também em inglês.

O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), já tem o patrocínio da CCR Rodonorte, do Grupo Kowalski e do Grupo Sacchelli. Outras empresas devem aderir neste mês. A iniciativa também tem apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA).

continua após publicidade