Geral

Casas do Charles Chaplin começam a ser demolidas em Apucarana

Da Redação ·

Esgoto a céu aberto, venda e consumo de drogasem plena luz do dia e até registro de vários homicídios. Essa era a realidade cotidiana do Conjunto Habitacional Charles Chaplin, situado na zona norte de Apucarana, e cujas unidades começam a ser demolidas pela prefeitura de Apucarana em programa que envolve parceria com o setor de assistência social do município para melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade. As cerca de 25 moradias com cerca de 35/30 metros quadrados são demolidas à medida em que as famílias são transferidas para o recém-construído Residencial Sumatra, com todas infraestrutura para beneficiar os populares, como saneamento, água e luz. Os entulhos são retirados logo após a demolição das casas.

Construído na administração do ex-prefeito José Domingo Scarpelini (1989/1992), com a finalidade inicial de abrigar apenas idosos, ao logo do tempo o projeto foi se desvirtuando e o conjunto se transformou em área habitacional improvisada, com pontos de vendas de drogas e frequentes ocorrências policiais de diversas naturezas, a despeito do fato de a maioria das pessoas que residem no bairro serem trabalhadoras e ordeiras.
 

continua após publicidade
confira também



Conforme o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), depois que todas as unidades habitacionais forem demolidas, o local deverá dar lugar a uma ampla e moderna área de lazer. "Melhorar a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas foi um dos nossos compromissos de campanha quando da candidatura a prefeito de Apucarana. E estamos honrando esse e muitos outros compromissos", afirmou Beto.

O dona de casa Maria José Carvalho aprova a inciativa da prefeitura. "Vamos mudar para melhor e estamos muitos satisfeitos, principalmente pelo que isso significa para as nossas crianças", disse.

O servente de pedreiro Nelson Ferreira corrobora com a opinião da dona de casa. "A situação aqui no Charles Chaplin estava crítica, mas agora estamos mudando para melhor", frisou. 


Local já foi placo de várias ocorrências policiais

O Conjunto Habitacional Charles Chaplin é considerado um local problemático pelas autoridades da área de segurança de Apucarana. Em certa oportunidade, uma ação do 10º Batalhão de Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil de Apucarana, com apoio da Polícia Civil de Mandaguari, Londrina, Jandaia do Sul, do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais de Curitiba) e também da ROTAM de Arapongas apreendeu crack, dinheiro e vários objetos eletrônicos de origem desconhecida no bairro.

Na ocasião foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão pelo Poder Judiciário da Comarca de Apucarana. Dois jovens de 19 e 22 anos foram presos e dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos. Um deles era fugitivo do Educandário de Campo Mourão e suspeito na participação em um homicídio ocorrido na cidade. A polícia também apreendeu uma motocicleta que era usada para realizar o tráfico de drogas.