Geral

‘EstadãoÂ’ ganha sete Oscars do design

Da Redação ·
‘EstadãoÂ’ ganha sete Oscars do design - telefilmeaperformance.wordpress.com
fonte:
‘EstadãoÂ’ ganha sete Oscars do design - telefilmeaperformance.wordpress.com

O jornal O Estado de S. Paulo foi premiado em sete categorias na 35ª edição do Best of Digital Design, concedido pela Society for News Design (SND), entidade com sede em Nova York que discute e promove o design editorial. Considerado o Oscar da área, o prêmio foi divulgado na segunda-feira, 24.

Foram 243 trabalhos premiados de 48 veículos de comunicação, sendo três do Brasil: além do Estado, um foi para a Folha de S. Paulo e seis para a Globo.com.

Dos sete prêmios de excelência do Estado, seis foram por coberturas de notícias diárias e um sobre projeto de um tema específico.

"O reconhecimento internacional pela SND evidencia o quanto nós estamos preocupados em, além de oferecer um jornal impresso de qualidade, atender às demandas das novas formas de consumir conteúdo no universo digital e o de procurar oferecer ao nosso leitor a melhor experiência de navegação possível neste ambiente", afirmou o diretor de Arte do Estado, Fabio Sales.

Ele também ressaltou que o jornal tem buscado conteúdos complementares no universo digital. "Todas as reportagens premiadas tiveram uma versão impressa e um algo mais na versão digital", disse.

Prêmios - Duas reportagens ganharam em mais de uma categoria. É o caso do especial sobre a Copa do Mundo de 2014, em que os repórteres de Esportes, em parceria com a editoria de Artes, apresentam informações detalhadas de cada um dos times que participarão do evento mundial. Ainda trazem gráficos com o aproveitamento dessas equipes em Copas e curiosidades sobre a formação de cada um dos grupos da competição.

Em Por dentro da Cripta Imperial, que também ganhou em duas categorias, o objetivo foi mostrar aos leitores tudo o que foi encontrado nos estudos feitos a partir da exumação do imperador d. Pedro I e das imperatrizes d. Leopoldina e d. Amélia. Os repórteres de Metrópole explicam, com o auxílio dos infografistas e da TV Estadão, o processo de abertura das criptas e como a pesquisa reescreveu parte da História do País.

Os Caminhos de Francisco foi publicado também em Metrópole, quando da vinda do papa à Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado, no Rio. O especial traz a história do argentino Jorge Bergoglio e explica, por meio de fotos, vídeos, textos e mapas, como ele saiu de Buenos Aires, tornou-se líder da Igreja e veio parar no Rio para o evento com os jovens.

Por fim, o caderno Paladar, que sempre busca inovar nas coberturas na internet, conquistou dois prêmios com web apps, que são aplicativos desenhados para serem lidos tanto em computadores quanto em sistemas mobile - celular e tablets. Os dois especiais funcionam principalmente como ferramentas de serviço ao leitor, que pode encontrar informações de "como cozinhar", "onde comprar" e "quanto custa".

O especial sobre bacalhau traz receitas do peixe desfiado, em posta, em lascas e até dicas de usar outras partes da carne. Também há vídeo para saber cortar ingredientes que acompanham o bacalhau.

Já o especial Ovos de Páscoa ajuda a encontrar os ovos que mais combinam com o perfil do leitor. Há cinco opções de como comprar (supermercado, chocolaterias, docerias e boulangeries, novas lojas e por encomenda). Ao clicar em cada uma das opções, aparece o produto vencedor naquela categoria a partir de um concurso promovido pelo Paladar, o seu preço, por que ele é o melhor e também onde encontrá-lo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após publicidade