Geral

Joaquim Barbosa acusa jornalista de racismo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia  Joaquim Barbosa acusa jornalista de racismo
fonte: Foto: Arquivo
Joaquim Barbosa acusa jornalista de racismo

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, acusou o jornalista Ricardo Noblat por crimes de injúria, difamação e preconceito racial, conforme informa a Folha de S. Paulo.

continua após publicidade

Em representação enviada ao Ministério Público Federal, Barbosa disse que Noblat atacou sua honra e praticou o crime de racismo num texto publicado em seu blog e no jornal "O Globo" em agosto passado. Após analisar a representação, o MPF concordou com Barbosa e enviou à Justiça Federal do Rio de Janeiro, na quarta-feira (19), uma denúncia criminal contra o jornalista.

Na peça, o MPF pede que Noblat seja condenado por crimes contra a honra do ministro e pelo delito racial. Somadas, as penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão.

continua após publicidade

O texto de Noblat, cita, entre outras coisas que: "Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor – sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação".

confira também

Em outro trecho, o jornalista sugere ainda que Barbosa conseguiu seu cargo exatamente por causa de sua cor. "Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro".

O texto foi publicado em 19 de agosto, quatro dias depois de Barbosa protagonizar um bate-boca com o ministro Ricardo Lewandowski, durante o julgamento de recursos do processo do mensalão.

Procurado pela Folha, Noblat afirma que só irá se pronunciar depois de ser notificado pela Justiça, algo que ainda não aconteceu formalmente.