Geral

Preso e família se reencontram após 20 anos

Da Redação ·
 Preso revê família em visita virtual na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grand
fonte: André Costa/Focal/AE
Preso revê família em visita virtual na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grand

Um preso da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande reencontrou a família depois de 20 anos de separação, na tarde desta sexta-feira (28). O encontro só foi possível por meio de uma visita virtual, feito por meio de câmeras digitais e monitores de 15 polegadas. Essa foi a primeira vez que o Departamento Penintenciários Nacional (Depen) colocou em prática o Projeto Visita Virtual, que usa o Infovia, programa de tráfego de imagens e dados do Ministério da Justiça.

continua após publicidade

Segundo a diretoria do Depen, todas as conversas serão monitoradas e terão duração máxima de 30 minutos e não substitui as visitas tradicionais.

continua após publicidade

Os parentes do detento, que moram em Goiânia, foram encontrados pela assistência social da instituição para promover o primeiro encontro virtual. A irmã e duas sobrinhas do preso fizeram o cadastro para a visita na Defensoria Pública da União de Goiânia.

Segundo Depen, a ferramenta vai permitir aos quase 500 presos das penitenciárias federais de Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) rever suas famílias de maneira tecnológica. O objetivo é garantir o direito de visita aos presos, que muitas vezes possuem família em outros estados. Cerca de 50% dos presos federais fizeram o pré-cadastro para receber visitas virtuais.