Geral

Papa nomeia 19 novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta

Da Redação ·
 Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)
fonte:
Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)

O Papa Francisco nomeou oficialmente neste sábado (22) 19 novos cardeais em um consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Durante a cerimônia, cada um dos cardeais foi recebido pessoalmente por Francisco, que entregou a eles o solidéu, o barrete (chapéu vermelho dos cardeais) e o anel a cada um deles.

Os cardeais também receberam o título de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. O brasão dele será colocado na igreja, além de uma foto.

continua após publicidade

O título das igrejas de Roma é uma tradição do início do papado, quando os cardeais, principais colaboradores do Papa, eram párocos de Igrejas da capital italiana. Com a expansão da Igreja e a criação de cardeais de todo o mundo, permaneceu a tradição, e cada um deles ganha o título de uma paróquia. O título é principalmente formal – os párocos de cada uma das Igrejas continuam sendo responsáveis pela administração local.

Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.

continua após publicidade

Após o fim da cerimônia, Dom Orani receberá cumprimentos na Aula Paulo VI, no Vaticano. Ele deve receber os convidados que foram até o Vaticano para sua posse, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Bento XVI
O Papa Emérito Bento XVI participou da cerimônia. Bento XVI cumprimentou Francisco, foi bastante requisitado pelas cardeais e foi homenageado pelos presentes no início da cerimônia.

A presença do papa emérito no consistório não era esperada e foi uma surpresa. É a primeira vez que ele aparece em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013.