Geral

Oposição diz que presidente da Ucrânia deixou Kiev

Da Redação ·
Oposição diz que presidente da Ucrânia deixou Kiev - imagem - Arquivo TN
Oposição diz que presidente da Ucrânia deixou Kiev - imagem - Arquivo TN

O líder da oposição ucraniana Vitaly Klitschko disse neste sábado (22) que o presidente Viktor Yanukovich deixou Kiev e que o país deve realizar eleições antecipadas, segundo a agência Reuters.

continua após publicidade

"Hoje ele deixou a capital", disse Klitschko em uma sessão de emergência do Parlamento. "Milhões de ucranianos querem apenas fazer uma escolha nas eleições presidenciais e parlamentares antecipadas.

Uma fonte de segurança disse à Reuters que Yanukovich está no país. "Tudo ok com ele", disse a fonte. "Ele está na Ucrânia. " Questionado sobre se o líder em apuros estava na capital, a fonte respondeu: "Eu não posso dizer."
             
A agência de notícias UNIAN disse que presidente estava na cidade de Kharkiv, no nordeste do país.

continua após publicidade

O anúncio ocorre um dia após governo e oposição assinarem um acordo para encerrar a crise na Ucrânia.

Casa abandonada e escritório tomado
Neste sábado, a  residência de Yanukovich estava vazia e desguardada, e jornalistas estavam entrando livremente, segundo a imprensa local.

Manifestantes ucranianos disseram que haviam tomado o controle do prédio da administração da presidência no centro de Kiev. Segundo um líder do protesto, Ostap Kryvdyk, nenhum funcionário ou pessoas ligadas à administração estavam dentro do prédio. Ele falou que os manifestantes não precisaram usar a força para entrar no complexo.