MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

MEC diz que federalização da UGF e da UniverCidade não tem amparo

No Rio de Janeiro, alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade protestaram contra a decisão do Ministério da Educação de descredenciar as instituições.É mais um dia de incerteza e expectativa para os cinco mil alunos da UGF e os

Da Redação

·
MEC diz que federalização da UGF e da UniverCidade não tem amparo - imagem - arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
MEC diz que federalização da UGF e da UniverCidade não tem amparo - imagem - arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2014, 09:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:19:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No Rio de Janeiro, alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade protestaram contra a decisão do Ministério da Educação de descredenciar as instituições.

continua após publicidade

É mais um dia de incerteza e expectativa para os cinco mil alunos da UGF e os quatro mil da UniverCidade, além dos três mil funcionários das duas instituições descredenciadas. Quem chega ao campus encontra os portões trancados com cadeados.

Na terça-feira (14), estudantes fizeram um protesto no Centro do Rio. Os alunos ocuparam uma das pistas da Avenida Presidente Vargas e saíram pelo Centro com cartazes contra a decisão do MEC. Eles gritavam palavras de ordem, pedindo que fosse revogado o descredenciamento.

continua após publicidade

Na terça de tarde, cinco instituições federais se reuniram e apresentaram proposta de federalizar a Gama Filho e a UniverCidade, como forma de acolher os alunos e evitar mais prejuízos.

O Grupo Galileo Educacional deu uma coletiva e disse que tem patrimônio suficiente para saldar a dívida de R$ 900 milhões. O grupo tentou tranquilizar alunos e funcionários dizendo que vai resolver o problema.

O MEC voltou a dizer que fez o que tinha de fazer, que acompanhava a situação desde 2012 e que foi feito um plano para tentar salvar as universidades, mas que elas não conseguiram resolver os problemas.

continua após publicidade
confira também

Agora, anuncia um programa de transferência assistida para que outras instituições particulares recebam os alunos egressos da Gama Filho e da UniverCidade, e espera que as transferências estejam concluídas até o começo de março.

Sobre a ideia de federalização, em nota, o MEC disse que os reitores jamais apresentaram essa proposta ao ministério e que não existe amparo legal para a contratação dos profissionais destas duas instituições sem concurso público, nem para entrada dos alunos em universidades públicas sem passar pelo Sisu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "MEC diz que federalização da UGF e da UniverCidade não tem amparo "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!