Geral

Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’
fonte:
Telescópio da Nasa capta imagem apelidada de a ‘mão de Deus’

Uma imagem capturada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR), da Nasa, uniu religião e astronomia. A nuvem de partículas e radiação formada após a explosão de uma estrela, localizada a 17 mil anos-luz de distância da Terra, criou no céu uma estrutura que quando vista em raios X é semelhante a uma mão, tendo sido assim apelidada de a “mão de Deus”.

Em 2010, o telescópio espacial Chandra, também da Nasa, já havia observado a “mão de Deus” em raios X de mais baixa energia, que aparecem na imagem em verde e vermelho, e o NuSTAR acrescentou as porções de mais alta energia, em azul.
 

continua após publicidade

A imagem da “mão de Deus” mostra os resultados de uma supernova – nome dado às enormes e extremamente brilhantes explosões de estrelas com mais de 10 massas solares. O que fica para trás destas explosões é um corpo celeste chamado pulsar, que no caso da “mão” foi batizado de B1509 e gira em torno de seu eixo sete vezes por segundo, soprando um vento de partículas e radiação que empurra o material ejetado pelo colapso da estrela.

Fonte/autoria: OGlobo