MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sobe para 12 nº de pessoas mortas após temporal

SALVADOR, BA, 9 de dezembro (Folhapress) - Após a realização de buscas hoje, subiu para 12 o número de mortos em Lajedinho (a 466 km de Salvador), na Chapada Diamantina, após temporal ia cidade no fim de semana. O rio Saracura, que corta a região, transbo

Da Redação

·
Sobe para 12 nº de pessoas mortas após temporal (Agências)
Icone Camera Foto por Reprodução
Sobe para 12 nº de pessoas mortas após temporal (Agências)
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2013, 15:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SALVADOR, BA, 9 de dezembro (Folhapress) - Após a realização de buscas hoje, subiu para 12 o número de mortos em Lajedinho (a 466 km de Salvador), na Chapada Diamantina, após temporal ia cidade no fim de semana. O rio Saracura, que corta a região, transbordou. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.

A Coordenação da Defesa Civil da Bahia (Cordec) intensificou as buscas hoje de manhã. A operação envolve cerca de cem servidores, entre policiais, bombeiros e agentes da Defesa Civil.

Ao menos 200 pessoas estão desabrigadas ou foram desalojadas no município. Dessas, cerca de 120 estão em abrigos improvisados pela prefeitura em duas escolas municipais e na sede de uma fazenda no entorno da zona urbana da cidade.

continua após publicidade
confira também



Pelo menos setenta casas foram totalmente destruídas e 90% da área comercial da cidade foi afetada pelo temporal. Do início da noite de sábado à manhã de ontem, a precipitação na região somou 120 milímetros, informa o governo baiano.

O volume representa cerca de 20% da chuva esperada para o ano todo, já que a média anual de chuvas na região historicamente é 600 milímetros. Com a seca, a média dos últimos três anos foi de 300 milímetros.

O vice-governador Otto Alencar (PSD), que esteve ontem na região, classificou como "impressionante" o cenário de destruição na cidade. "O mais incrível é que a chuva se concentrou no leito do rio, o que deu força à correnteza e afetou as famílias ribeirinhas", afirmou.

O governador Jaques Wagner (PT) deve visitar o município hoje à tarde.

Calamidade

A expectativa do governo da Bahia é que seja decretado estado de calamidade pública no município. O coordenador da Defesa Civil estadual, Salvador Brito, afirma que o governo baiano está oferecendo colchões, medicamentos e cestas básicas para as famílias desabrigadas.

O governo também promete viabilizar benefícios, como a concessão de aluguel social para as famílias e para a reconstrução das casas.

O Estado, contudo, ainda não definiu o alcance das ações de apoio nem quanto dinheiro será investido na reconstrução da cidade.

De acordo com o vice-governador, será necessário um estudo de ocupação do solo para reconstrução das casas. Como a cidade fica em uma área de baixada, há diversas áreas susceptíveis a enxurradas e alagamentos.

"Teremos que remover todas as casas das proximidades do rio", afirma Alencar.

Moradores e prefeitos de cidades vizinhas estão recolhendo donativos para os desabrigados. Uma conta-corrente, sob responsabilidade de um conselho formado por Ministério Público, igreja e prefeitura, foi criada para receber doações.

Os depósitos devem ser feitos na agência 0595-9 do banco do Brasil, conta-corrente 40.000-9.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também está recebendo doações, que podem ser feitas das 8h às 17h na sede da coordenadoria, na avenida Bonocô, na capital baiana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sobe para 12 nº de pessoas mortas após temporal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!