Geral

Semana de funeral de Mandela deverá ter até 80 líderes mundiais

Da Redação ·
Semana de funeral de Mandela deverá ter até 80 líderes mundiais (Arquivo)
Semana de funeral de Mandela deverá ter até 80 líderes mundiais (Arquivo)

JOHANNESBURGO, ÁFRICA DO SUL, 9 de dezembro (Folhapress) - A presença de até 80 chefes de Estado, além de incontáveis outras celebridades e VIPs na despedida a Nelson Mandela virou um pesadelo para autoridades sul-africanas.

Todos participarão amanhã de uma cerimônia de adeus a Mandela, morto na última quinta-feira, no estádio FNB, em Johannesburgo, onde ocorreu a final da Copa do Mundo de 2010. A capacidade, de 90 mil pessoas, deve se esgotar rapidamente. Os portões serão abertos às 6h, e a entrada será por ordem de chegada. O policiamento será reforçado para evitar tumulto.
 

continua após publicidade
confira também



A presidente Dilma Rousseff chega hoje à noite, acompanhada dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. O presidente dos EUA, Barack Obama, vem acompanhado dos antecessores George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter.

Entre as celebridades, há a expectativa de presença do roqueiro Bono e da apresentadora de TV americana Oprah Winfrey.

Também virão, entre outros, o presidente francês, François Hollande, o premiê britânico, David Cameron e os ditadores de Cuba, Raúl Castro, e do Zimbábue, Robert Mugabe.

As poucas ausências confirmadas são as do israelense Binyamin Netanyahu (alegando questões orçamentárias) e o dalai-lama (que teve vistos recusados para a África do Sul no passado).

Na domingo, trabalhadores passaram o dia instalando vidros à prova de balas. O perímetro todo do estádio estará fechado, e apenas transporte público será autorizado. "Se percebermos que o número de pessoas está inadministrável, bloquearemos o acesso", disse Collins Chabane, ministro responsável pela organização.

Mandela será enterrado no domingo em Qunu, vila de seus ancestrais. Hoje, o Parlamento sul-africano se reúne para uma sessão de homenagem a ele.