MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

País fará três dias de cortejo fúnebre com corpo de Mandela

SÃO PAULO, SP, 7 de dezembro (Folhapress) - Os restos mortais do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela passarão em cortejo fúnebre nos três dias em que ele será velado em Pretória, informou hoje o Serviço de Informação do governo. No período, o co

Da Redação

·
 País fará três dias de cortejo fúnebre com corpo de Mandela - imagem - www.zambianwatchdog.com
Icone Camera Foto por
País fará três dias de cortejo fúnebre com corpo de Mandela - imagem - www.zambianwatchdog.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2013, 10:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP, 7 de dezembro (Folhapress) - Os restos mortais do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela passarão em cortejo fúnebre nos três dias em que ele será velado em Pretória, informou hoje o Serviço de Informação do governo. No período, o corpo também ficará exposto na sede do governo do país.

Mandela morreu na noite de quinta, aos 95 anos, após complicações provocadas por um histórico de infecções pulmonares. Após o anúncio da morte, milhares de sul-africanos lembraram sua memória com flores e gritos de guerra contra o regime do apartheid em diversas cidades do país.

Segundo a diretora do órgão de comunicação, Neo Momodu, as autoridades sul-africanas farão três cortejos entre quarta e sexta durante a manhã, no traslado do caixão de Mandela do necrotério militar onde foi embalsamado à sede da Presidência, a Union Buildings, onde ficará em uma capela.

Momodu pede que a população fique ao lado do meio-fio das ruas, de modo a evitar tumultos durante os cortejos. Os que desejam se despedir de Mandela na capela dos Union Buildings serão obrigados a fazer um cadastro.

Se aprovados, os visitantes seguirão ao local com um ônibus do governo. Durante a passagem pelo local onde estará o caixão do líder negro, não serão permitidas fotos nem filmagens.

A previsão é que o corpo de Mandela seja enterrado no próximo dia 15, em Qunu, aldeia onde nasceu no leste do país, com a presença de autoridades, celebridades e outras milhares de pessoas.

Para amanhã, o governo sul-africano convocou à população para um dia de orações pela memória do líder negro nos templos do país. A missa em lembrança ao ex-presidente será realizada na terça, no estádio Soccer City, no Soweto, bairro negro de Johannesburgo, de onde seguirá de volta para Pretória. Personalidades

Para o velório e o sepultamento, estão confirmadas as presenças do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, o príncipe Charles e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Os ex-presidentes americanos Bill Clinton e George W. Bush também viajarão à África do Sul para o funeral. Outras autoridades ainda não se manifestaram, mas deverão estar na cerimônia.

Além dos representantes políticos, celebridades como a apresentadora americana Oprah Winfred, o ex-capitão da seleção de rúbgi sul-africana François Piennar, campeão do mundo em 1995, e o vocalista da banda U2, Bono Vox, também são esperados na África do Sul.

A expectativa é que o funeral de Mandela reúna milhões de pessoas e tenha número de personalidades similar ao sepultamento do papa João Paulo 2º, em 2005. A companhia estatal South African Airways colocou voos extras para trasladar parte dos visitantes ilustres.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "País fará três dias de cortejo fúnebre com corpo de Mandela "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!