MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cinco cidades decretam situação de emergência após temporais

SALVADOR, BA, 29 de novembro (Folhapress) - Após os temporais registrados no litoral baiano ontem, cinco municípios da Bahia decretaram situação de emergência. Itabuna, Ilhéus, Ituberá, Valença e Maraú -cidades do sul e baixo sul do Estado- registraram oc

Da Redação

·
Cinco cidades decretam situação de emergência após temporais (Agências)
Icone Camera Foto por Reprodução
Cinco cidades decretam situação de emergência após temporais (Agências)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2013, 15:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SALVADOR, BA, 29 de novembro (Folhapress) - Após os temporais registrados no litoral baiano ontem, cinco municípios da Bahia decretaram situação de emergência. Itabuna, Ilhéus, Ituberá, Valença e Maraú -cidades do sul e baixo sul do Estado- registraram ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações. Não houve mortes.

Principal destino turístico do sul da Bahia, Ilhéus registrou 214 mm de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Houve ocorrências de deslizamentos em cinco bairros.

O aeroporto Jorge Amado foi fechado para pousos e decolagens às 23h30 da quarta-feira, com 13 voos cancelados até o início da tarde de hoje. A pista foi parcialmente liberada na manhã de hoje, com restrições a depender das condições de visibilidade.

Na vizinha Itabuna, cerca de 200 famílias foram desalojadas de áreas de risco. O município de Maraú, onde fica a praia de Barra Grande -uma das mais procuradas por turistas na Bahia- choveu 271,4 mm, segundo o Inmet.

O único acesso terrestre ao município está interditado. A rodovia estadual não é asfaltada e foi fechada por conta dos alagamentos. Para acessar o município, moradores e turistas deverão utilizar barcos e lanchas.

Em Aurelino Leal, no sul do Estado, 50 famílias que viviam em barracos de madeira ficaram desabrigadas, mas não houve registro de feridos.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito, os municípios ainda estão levantando ocorrências e podem haver novos decretos de emergência devido a danos na infraestrutura pública.

Salvador

Na capital baiana, a Defesa Civil contabilizou 67 solicitações de emergência por conta das chuvas de quinta-feira. Não houve vítimas, nem feridos.

Entre as principais ocorrências estão o desabamento do muro de uma escola no bairro do Vale das Pedrinhas, que atingiu cinco residências, e um deslizamento no bairro de Canabrava.

Uma das principais maternidades da cidade, o Instituto de Peronatalogia da Bahia (Iperba) registrou o desabamento de parte do teto. O atendimento no local foi suspenso.

O adolescente de 12 anos que foi atingido por um raio enquanto surfava na praia da Barra está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular e seu estado é estável.

Segundo o Inmet, entre 9h de ontem e 9h de hoje choveu 117,7 mm na capital baiana. O volume é semelhante à média histórica para todo o mês de novembro, de 118 mm.

A expectativa é que as chuvas cessem nos próximos três dias, e as temperaturas deverão oscilar entre 23ºC e 30ºC.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cinco cidades decretam situação de emergência após temporais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!