MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Dilma sanciona lei que garante remédio oral para câncer

Por Johanna Nublat BRASÍLIA, DF, 14 de novembro (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje a lei que obriga os planos de saúde a cobrir o tratamento oral - geralmente, mais modernos - contra o câncer. A lei foi sugerida pelo Instituto

Da Redação

·
Dilma sanciona lei que garante remédio oral para câncer
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.11.2013, 21:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:22:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por Johanna Nublat

BRASÍLIA, DF, 14 de novembro (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje a lei que obriga os planos de saúde a cobrir o tratamento oral - geralmente, mais modernos - contra o câncer.

A lei foi sugerida pelo Instituto Oncoguia à senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que apresentou a proposta no Congresso. O então projeto de lei acabou servindo como pressão para que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) mudasse o entendimento de que não era possível obrigar os planos a cobrir a medicação, que é de uso domiciliar (e, não, hospitalar).

No mês passado, a ANS apresentou a atualização do rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, incluindo 37 drogas orais contra o câncer.

Segundo Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, a lei é uma conquista e dará mais segurança aos pacientes que dependem das drogas orais.

Holtz defende, no entanto, que a ANS adote atualizações mais frequentes do rol de medicamentos (e não bienais), já que há medicamentos orais que ficaram de fora da lista divulgada no mês passado.

Segundo a lei, que entra em vigor em seis meses, devem ser ofertados os medicamentos orais "objeto de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, revisados periodicamente, ouvidas as sociedades médicas de especialistas da área, publicados pela ANS".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma sanciona lei que garante remédio oral para câncer"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!