MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tablets ajudam polícia a visualizar ocorrência de crimes

Com um ou dois cliques nos tablets das viaturas da Polícia Militar ou nos computadores das delegacias, os policiais de São Paulo podem agora visualizar os crimes cometidos nas áreas em que eles atuam - ou em qualquer outra do Estado. A Secretaria de Se

Da Redação

·
Tablets ajudam polícia a visualizar ocorrência de crimes
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2013, 08:57:02 Editado em 27.04.2020, 20:23:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com um ou dois cliques nos tablets das viaturas da Polícia Militar ou nos computadores das delegacias, os policiais de São Paulo podem agora visualizar os crimes cometidos nas áreas em que eles atuam - ou em qualquer outra do Estado.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou o sistema e está treinando os policiais no seu uso. A ferramenta permitirá cobrar resultados no combate ao crime de forma muito mais concreta - e livre de tergiversações - do que antes e representa um incremento na ênfase na inteligência e na gestão.

Ao contrário do que o nome comprido sugere, o Relatório Analítico Gerencial de Segurança Pública (Regisp) veio simplificar a vida de policiais, delegados e oficiais da PM que queiram saber o que, quando e exatamente onde está acontecendo na sua área. O que ficará mais difícil será explicar por que em determinada rua não havia policiamento em certa hora que o sistema já tiver mostrado ser de maior incidência dos crimes.

continua após publicidade
confira também



Os dados, baseados nos boletins de ocorrência e nos registros do Copom, a central de ligações da PM, já estavam disponíveis, por meio do Infocrim, mas eles eram de acesso e leitura mais complicada. Geravam tabelas pouco amigáveis para quem não é versado em estatística. Agora, o sistema produz mapas com cores, que vão do amarelo ao vermelho, de acordo com a incidência dos crimes.

Também há balões sobre cada rua, com o número de ocorrências dentro. Clicando nesses balões, o policial vê os detalhes de cada ocorrência. O Regisp é restrito à intranet da SSP.

Em média, o sistema recebe 170 mil ocorrências por mês - ou quase 6 mil por dia, em todo o Estado de São Paulo. Por enquanto, carregará as ocorrências mensalmente. Mas, de acordo com o promotor Fábio Bechara, coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (Ciisp), mais adiante será lançada uma nova versão, em que os dados estarão disponíveis de forma diária. Com isso, o usuário poderá pesquisar os crimes pelo período que escolher, e não necessariamente por mês.

Precariedade. Atualmente, os bancos de dados das polícias civil e militar não conversam entre si. Além da precariedade operacional que isso acarreta, já que o que uma polícia sabe a respeito de um mesmo crime pode ser desconhecido da outra, obriga a Coordenação de Análise e Planejamento (CAP) a cotejar as ocorrências registradas por ambas, para eliminar duplicidades ou incongruências do tipo incluir uma tentativa de homicídio que mais tarde resultou em homicídio.

O secretário Fernando Grella disse à reportagem que os bancos de dados serão unificados dentro de um a dois meses. "A questão-chave da Segurança Pública é gestão", avalia ele.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tablets ajudam polícia a visualizar ocorrência de crimes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!