Geral

Rebeldes maoistas matam 8 soldados na Índia

Da Redação ·

Rebeldes maoistas explodiram um caminhão do exército neste sábado, matando oito soldados paramilitares e ferindo outros dois em uma área florestal na região central da Índia, informou Vishwa Ranjan, diretor geral da polícia. Os insurgentes plantaram e ativaram o dispositivo quando um caminhão blindado passava pela densa floresta do distrito de Bijapur, no estado de Chattisgarh, segundo a autoridade policial. "Os soldados estavam a caminho de casa, em férias, quando o veículo no qual estavam viajando foi detonado", disse Ranjan.

continua após publicidade

Este é o primeiro grande ataque de autoria maoista no estado desde que 76 soldados paramilitares foram mortos em uma emboscada no dia 6 de abril. O distrito de Bijapur fica quase 285 quilômetros ao sul de Raipur, capital de Chattisgarh.

continua após publicidade

Inspirados pelo líder revolucionário chinês Mao Tsé-Tung, os rebeldes enfrentam o governo central há mais de quatro décadas, exigindo terras e empregos para os camponeses e os pobres. Cerca de duas mil pessoas, incluindo policiais, militares e civis, foram mortas nos últimos anos. As informações são da Associated Press.