Geral

União Europeia discute amanhã plano de ajuda ao bloco

Da Redação ·

A Comissão da União Europeia irá discutir e adotar um plano detalhado para a criação de um novo fundo para a crise, elaborado para eliminar os predadores do mercado que ameaçam a zona do euro. A reunião está marcada para o início da tarde de amanhã. Os executivos da União Europeia estão trabalhando em uma proposta que será feita ao Mecanismo de Estabilização Europeu para preservar a estabilidade financeira da região, de acordo com fonte em Bruxelas.

continua após publicidade

A reunião dos 27 membros da Comissão da União Europeia acontece antes de um encontro de emergência entre os ministros de finanças dos países do bloco, na medida em que estes países querem acalmar os mercados antes de sua reabertura na segunda-feira.

continua após publicidade

Nas primeiras horas deste sábado, o chefe da comissão, Jose Manuel Barroso insistiu que o novo mecanismo "será elaborado dentro das possibilidades financeiras existentes neste momento no orçamento da comunidade". Entretanto, diplomatas ainda estão esperando por mais detalhes ainda no dia de hoje, com os países que não fazem parte da zona do euro também esperando ansiosamente para saber qual será sua participação no fundo.

A comissão está planejando utilizar o poder de "força maior" para levantar recursos no mercado de títulos, o que já foi utilizado anteriormente para ajudar países que não são membros da União Europeia como Hungria, Letônia e Romênia. Segundo fontes, 70 bilhões de euros poderiam ser levantados desta forma.