Geral

Nuvem de cinzas atrasa voos da Europa para América

Da Redação ·

A maioria dos voos entre a Europa e a América do Norte terão atrasos hoje em função da nuvem de cinza vulcânica que continua se espalhando através do norte do Oceano Atlântico, informou a Eurocontrol, agência controladora de voos da Europa. Os voos terão que ser desviados ou para o norte, passando sobre a Groenlândia, ou para o sul, sobre a Espanha, para evitar a gigantesca nuvem de cinzas, que já atinge 2 mil quilômetros e se estende desde a Islândia até o norte da Espanha. Estes desvios provocarão um aumento no tempo de voo em cerca de uma hora.

continua após publicidade

Cerca de 600 aviões cruzam o oceano todos os dias. Cerca de 40% deverão ser desviados para o sul e o resto irá fazer o trajeto ao norte. A nuvem de cinzas vulcânicas também forçou o fechamento de 15 aeroportos no norte da Espanha hoje e a expectativa é de que ela atinja também o sul da França durante o dia, carregada pelos ventos atlânticos. Espera-se que os principais aeroportos espanhóis, de Madrid e Barcelona, permaneçam abertos. Em Portugal, cerca de 100 voos foram cancelados nos três principais aeroportos do país em função da nuvem de cinzas.

continua após publicidade

Até que o vulcão Eyjafjallajokul, no sul da Islândia, interrompa suas emissões de cinzas, a solução para o futuro da aviação na Europa está nas mãos dos ventos. A erupção não demonstra, até o momento, sinais de que irá parar. Sua última erupção durou de 1821 até 1823.