Geral

Liberais britânicos discutem coalizão com conservadores

Da Redação ·

O líder do Partido Liberal britânico, Nick Clegg, iniciou hoje pela manhã uma série de discussões com seu partido para decidir se ele apoiará o Partido Conservador para formar um governo de coalizão. Discussões preliminares aconteceram ontem entre as autoridades políticas dos dois partidos.

continua após publicidade

As negociações oficiais acontecerão amanhã pela manhã no gabinete oficial, informou um porta-voz do Partido Conservador. Entretanto, nem Clegg nem o líder conservador David Cameron deverão estar presentes.

continua após publicidade

O porta-voz também informou que um acordo até segunda-feira pela manhã é improvável mas não soube precisar quanto tempo será necessário para que um acordo seja estruturado. Ele disse que os conservadores irão realizar um encontro de todos os seus legisladores na segunda a noite para discutir qualquer acordo.

continua após publicidade

Nas eleições gerais da última quinta-feira, o Partido Conservador, de David Cameron, ganhou a maior fatia do Parlamento, com 306 assentos ante 258 do Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown.

Com 57 assentos, o Partido Liberal pode garantir a maioria para um governo conservador. O atual primeiro-ministro também disse estar pronto para formar uma coalizão com os liberais e outros partidos pequenos, se as discussões entre Cameron e Clegg não seguirem adiante.

continua após publicidade

Clegg disse que seu partido está conduzindo as conversas com os conservadores de forma construtiva. "O resultado da eleição significa que os políticos têm o dever de dialogar entre si porque as pessoas merecem um governo bom e estável", disse. As informações são da Dow Jones.