Geral

Cinzas de vulcão islandês fecham 15 aeroportos

Da Redação ·
 Imagem da Nasa mostra as cinzas do vulcão da islândês Eyjafjallajokull
fonte: Nasa-AFP
Imagem da Nasa mostra as cinzas do vulcão da islândês Eyjafjallajokull

Quinze aeroportos do norte da Espanha permanecerão fechados ao menos até às 18h deste sábado (8) - 13h no Brasil -, por conta da nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull, que chegou à região carregada pelos ventos, informa a AENA, organismo que administra os aeroportos espanhóis.

continua após publicidade

Os terminais fechados são os das cidades de Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Zaragoza, Pamplona, La Rioja, Santiago de Compostela, La Coruña, Vigo, Santiago del Monte (Astúrias), Santander, Burgos, León, Valladolid e Salamanca
 

A AENA informou ainda que a reabertura ou não dos aeroportos dependerá da evolução da nuvem de cinzas, que chegou ao espaço aéreo espanhol por volta das 2h deste sábado (21h de sexta-feira, 7, em Brasília).

continua após publicidade

A AENA seguiu orientação da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), depois que foi confirmada a direção tomada pelas cinzas das erupções recentes do vulcão islandês.

No total, 190 voos estão programados nos aeroportos afetados. Em toda a Europa, há cerca de 25 mil voos programados para este sábado.

O serviço meteorológico local informou também que a nuvem sobrevoará esta noite o sul da França, atingido Marselha. Fontes da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) informou que o fenômeno não afetará o tráfego aéreo na região, mas a companhia aérea Air France disse que fará um teste ao longo da fronteira com Espanha para depois se posicionar sobre as operações de suas aeronaves na região.