Geral

Governo quer unificar doses em uma só vacina

Da Redação ·
 Segundo o ministro da Saúde, a idéia é implantar o modelo a partir de 2011
fonte: googleimagens.com
Segundo o ministro da Saúde, a idéia é implantar o modelo a partir de 2011

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta sexta-feira (7) que o Brasil está estudando um modelo de imunização que contenha em uma só vacina os antígenos contra a gripe comum e contra a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. A pretensão é implantar esse modelo na rede pública de saúde a partir do ano que vem.

continua após publicidade

A vacina contra as duas gripes vai afetar cerca de quatro milhões de brasileiros, que são os portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos. Atualmente esse grupo toma duas vacinas separadas, uma em cada braço.

continua após publicidade

O anúncio foi feito na manhã de hoje, durante a apresentação de um balanço parcial da campanha de vacinação que acontece no país desde 8 de março.

continua após publicidade

Ao ser questionado sobre a eficácia da dose aplicada nas redes pública e particular, o ministro explicou que a principal diferença são os antígenos encontrados em cada vacina.

- A vacinação da rede particular é diferente porque [a mesma vacina] tem os antígenos contra a H1N1 e também contra a gripe comum. Já a rede pública aplica as duas doses separadamente. Já estamos estudando um novo modelo de vacinação para o SUS a partir do ano que vem.

continua após publicidade

Segundo Temporão, a unificação das doses só pode ser feita após pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde).