MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Prefeitura de SP planeja demolir Minhocão

A Prefeitura de São Paulo estuda demolir o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. A via é uma importante ligação entre o Centro e a Zona Oeste da cidade. A proposta, anunciada na manhã desta quinta-feira (6), faz parte parte de um plano d

Da Redação

·
 Plano de reestruturação foi anunciado hoje
Icone Camera Foto por Estadão
Plano de reestruturação foi anunciado hoje
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2010, 14:31:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo estuda demolir o Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. A via é uma importante ligação entre o Centro e a Zona Oeste da cidade. A proposta, anunciada na manhã desta quinta-feira (6), faz parte parte de um plano de operações urbanas para ocupar áreas consideradas subutilizadas e melhorar o tráfego na capital. No lugar do elevado, pode ser construída uma via arborizada e com espaço para ciclistas.

continua após publicidade

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, a ideia é construir no local uma via terrestre onde atualmente passa uma linha ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Pela proposta, cerca de 12 km da linha do trem serão enterrados e no lugar dela será construída uma “via parque”, que, segundo Bucalem, seria uma via com ciclovia e arborizada. Procurada, a assessoria de imprensa da CPTM não soube informar, até a publicação desta reportagem, qual linha férrea seria enterrada para a construção da via.

“O projeto prevê uma ligação urbana que não existe porque está no trecho da ferrovia. Cria uma alternativa do ponto de vista viário. Aí pode-se derrubar o Minhocão sem impacto viário”, disse o secretário. Bucalem explicou que a previsão é que o projeto seja concluído em um ano e meio e depois enviado para análise dos vereadores. Somente após a aprovação na Câmara é que o projeto será colocado em prática.

continua após publicidade

O secretário destacou, entretanto, que tudo depende de negociação com governo do estado. “Depende de conversas fora do âmbito da Prefeitura. Será conversado com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do governo do estado. A Prefeitura aqui só mostrou o que seria bom do ponto de vista urbano”.

O secretário disse ainda que durante a elaboração do projeto, que será feito por uma empresa contratada pela Prefeitura, a sociedade será chamada a opinar em consultas públicas. “Será bem explicado. A sociedade será chamada a opinar”.

A demolição do Minhocão faz parte de um grande projeto de urbanização da capital paulista que vem sendo estudado pela Prefeitura de São Paulo.

continua após publicidade

Lazer

Além de servir para o fluxo de carros, o Minhocão é também usado como área de lazer para os moradores da cidade. Toda noite e aos domingos ele é fechado para a passagem dos veículos. As pistas passam a ser ocupadas por adultos e crianças, que podem caminhar, correr, andar de bicicleta e brincar com mais tranquilidade.

continua após publicidade

Na semana passada, o prefeito Gilberto Kassab anunciou três projetos de operações urbanas para tentar melhorar o trânsito na cidade, além de ocupar regiões tidas como deterioradas e estimular a criação de empregos. Dois deles contemplariam a revitalização ao longo da orla ferroviária nos trechos entre Lapa/ Brás e Mooca/ Vila Carioca.

O terceiro plano é na região da Avenida Jacu-Pêssego. Ali, a intenção da Prefeitura é aproveitar o tráfego de caminhões e incentivar a ocupação por novas indústrias e empresas.

Planos antigos de demolição

Não é a primeira vez que se pensa nesta demolição. Nas administrações da ex-prefeita Luiza Erundina, em 1992, e de José Serra, em 2006, o viaduto quase veio ao chão. Construído pelo também ex-prefeito Paulo Maluf na década de 1970, o elevado de 3,5 km fecha à noite por causa do barulho. A reclamação veio dos moradores dos prédios que margeiam o Minhocão.

Além disso, em dias de chuva forte, como as que castigaram a cidade no início deste ano, grandes poças d´água impedem a passagem dos veículos, como mostra a foto que ilustra essa reportagem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de SP planeja demolir Minhocão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!