MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Tríplice empate' pode manter Brown no cargo

Mais do que um fato político raro na Grã-Bretanha, a divisão do Parlamento em três forças tem tudo para criar um impasse sem precedentes no país. A lei britânica determina que, em caso de equilíbrio de forças no Parlamento, o candidato trabalhista, Gor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2010, 10:02:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais do que um fato político raro na Grã-Bretanha, a divisão do Parlamento em três forças tem tudo para criar um impasse sem precedentes no país. A lei britânica determina que, em caso de equilíbrio de forças no Parlamento, o candidato trabalhista, Gordon Brown, continue como primeiro-ministro, com direito a formar um governo de coalizão. Mas, segundo declarações recentes, o conservador David Cameron deve se declarar vitorioso caso obtenha a maior bancada, exigindo a formação do primeiro governo de centro-direita desde 1997.

continua após publicidade

As dúvidas que pairam sobre as eleições de hoje são compartilhadas pela população britânica. Para esclarecê-las, juristas e cientistas políticos se debruçam sobre as leis para explicar os cenários possíveis. A resposta mais aceita é a de que, em caso de divisão no Parlamento, o trabalhista será reconduzido ao cargo amanhã, mesmo com uma bancada inferior à de Cameron.

continua após publicidade

"As pesquisas indicam que ninguém obterá maioria. Nesse cenário, Brown continuará sendo o primeiro-ministro", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo Ruth Fox, diretora do instituto independente Hansard Society.

Segundo a jurista, se nenhum partido obtiver maioria absoluta dos 650 deputados, o atual premier terá a prioridade, podendo abrir negociações com o Partido Liberal para formar uma coalizão. Se as discussões fracassarem, Brown ainda poderá anunciar a formação de um gabinete exclusivamente trabalhista, submetendo-se ou não a um voto de confiança no Parlamento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Tríplice empate' pode manter Brown no cargo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!