MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Britânicos vão às urnas para eleições gerais

Milhões de pessoas na Grã-Bretanha começaram a votar nas eleições gerais desta quinta-feira. Mais de 44 milhões de pessoas estão registradas para votar, mas o voto não é obrigatório.   As urnas permanecem abertas entre 7h00 e 22h00 (3h00 e 18h00, h

Da Redação

·
 Mais de 44 milhões de eleitores estão registrados
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Mais de 44 milhões de eleitores estão registrados
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2010, 09:48:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Milhões de pessoas na Grã-Bretanha começaram a votar nas eleições gerais desta quinta-feira. Mais de 44 milhões de pessoas estão registradas para votar, mas o voto não é obrigatório.

continua após publicidade

As urnas permanecem abertas entre 7h00 e 22h00 (3h00 e 18h00, horário de Brasília).

A expectativa é de que os primeiros resultados sejam divulgados às 23h00 (19h00, horário de Brasília).

continua após publicidade

O pleito deve eleger parlamentares e representantes distritais em 164 áreas em toda a Inglaterra. No total, há quase 4.150 candidatos nestas eleições.

A grande maioria dos distritos vai realizar as apurações durante a noite mas vinte deles só deverão começar o processo na manhã de sexta-feira.

O único incidente registrado até agora foi a queda de um pequeno avião que levava um candidato ao Parlamento pelo partido UKIP (Partido Independente da Grã-Bretanha).

continua após publicidade

Nigel Farage, candidato pelo distrito de Buckingham, e o piloto do avião foram hospitalizados mas não correm risco de vida.

Um porta-voz do partido disse que recebeu notícias de que o acidente pode ter acontecido porque uma faixa de propaganda que o avião puxava enroscou em alguma parte da aeronave ou por um problema de mudança da direção do vento.

Sistema eleitoral

continua após publicidade

Esta eleição deve ser a disputa mais acirrada desde 1992. O líder do Partido Conservador, David Cameron, tenta chegar ao poder após 13 anos de governo do Partido Trabalhista.

O sistema eleitoral britânico favorece o bipartidarismo, com o Partido Trabalhista - do atual primeiro-ministro Gordon Brown e de seu predecessor, Tony Blair - e o Partido Conservador (que esteve no poder entre 1979 e 1997, com Margaret Thatcher e John Major) figurando como as principais agremiações.

continua após publicidade

O Partido Liberal Democrata aparece como a terceira força, com uma votação histórica bastante inferior à dos trabalhistas e dos conservadores. Os liberal-democratas poderão fazer a diferença, porém, no caso de um Parlamento sem maioria clara, formando possivelmente um governo de coalizão com os trabalhistas ou com os conservadores. Seu atual líder é Nick Clegg.

Os pequenos partidos nacionalistas do País de Gales e da Escócia também poderiam ter um papel importante em uma eventual coalizão.

continua após publicidade

Maioria

O partido que consegue eleger o maior número de deputados no Parlamento com 650 cadeiras tem o direito de formar o novo governo, com o líder do partido como primeiro-ministro.

Se nenhum partido conseguir a maioria simples (326 cadeiras), ocorre uma situação a qual os britânicos chamam de “hung Parliament” (Parlamento enforcado, em tradução livre).

Nessa situação, com um Parlamento sem a maioria absoluta necessária para governar sozinho, o líder do partido com o maior número de deputados ainda pode encabeçar o governo, em uma possível aliança com um segundo partido.

Se os partidos não chegam a um acordo para a formação de um governo de coalizão, uma nova eleição pode ser convocada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Britânicos vão às urnas para eleições gerais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!