MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

STF comunica ministérios sobre extradição de Battisti

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou aos ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, a formalização da decisão da Corte sobre a extradição do ativista italiano Cesare Battisti.   Em novembro de 2009, o STF

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2010, 17:28:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou aos ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, a formalização da decisão da Corte sobre a extradição do ativista italiano Cesare Battisti.

continua após publicidade

Em novembro de 2009, o STF autorizou a extradição mas reconheceu que a decisão final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula não é obrigado a seguir o entendimento dos ministros e pode decidir pela permanência de Battisti no Brasil.

continua após publicidade

De acordo com o STF, o envio dos documentos aos ministros é apenas uma formalidade do processo. O caso foi relatado pelo ministro Cezar Peluso, que assumiu a presidência do STF, e agora está com o ministro Gilmar Mendes.

continua após publicidade

Na Itália, Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro crimes que teria cometido entre 1977 e 1979. Se Lula decidir não extraditar Battisti, ele poderá continuar vivendo no Brasil, mas sem a condição de refugiado, que foi derrubada pelo STF.

A decisão sobre o caso Battisti no STF foi apertada. A extradição foi autorizada por cinco votos a quatro. O julgamento foi polêmico em todas as fases, inclusive na proclamação do resultado. O caso gerou desconfortos políticos entre o STF e órgãos do Executivo e ganhou repercussão internacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "STF comunica ministérios sobre extradição de Battisti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!