MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Francisco escolhe novo secretário de Estado

SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O papa Francisco anunciou hoje uma troca no segundo cargo mais importante da hierarquia do Vaticano, o de secretário de Estado. Ele trocou o influente cardeal italiano Tarcisio Bertone pelo também italiano Pie

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2013, 11:03:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O papa Francisco anunciou hoje uma troca no segundo cargo mais importante da hierarquia do Vaticano, o de secretário de Estado. Ele trocou o influente cardeal italiano Tarcisio Bertone pelo também italiano Pietro Parolin, 58, que atuava como núncio da Venezuela.

É uma das nomeações mais esperadas do pontificado do argentino, já que a imagem de Bertone, 78, tinha ficado manchada por causa do escândalo de vazamento de documentos vaticanos -apelidado de VatiLeaks- nos quais era acusado de má gestão e de abuso de poder.

Em nota oficial, o escritório de imprensa do Vaticano comunicou que o papa aceitou a renúncia daquele que foi durante muitos anos o braço direito de Bento 16. Bertone deverá permanecer no cargo, porém, até 15 de outubro, quando Parolin tomará posse.

Uma vasta reforma da Cúria está sendo realizada pelo papa Francisco desde a sua eleição, em março passado. Várias comissões foram criadas com este intuito. Os principais objetivos desta reforma devem ser anunciados no início de outubro.

Relativamente jovem nos escalões superiores do Vaticano, o novo secretário de Estado é um homem especializado em diplomacia vaticana e com experiência na Cúria, já que de 2002 a 2009 foi subsecretário da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado.

Ele nasceu na cidade de Schiavon, na região do Vêneto, no norte da Itália, em 1955, e foi ordenado sacerdote em 1980. É formado em direito canônico, fala italiano, francês, inglês e espanhol. Trabalhou no México (1989) e na Nigéria (1986) e já lidou com temas sensíveis, tais como as relações com a China comunista, o Vietnã e Israel. Bento 16 o nomeou em 2009 núncio na Venezuela.

"Sinto o peso da responsabilidade a que fui incumbido para um missão difícil e exigente, frente a qual poucas são minhas forças e fracas as minhas capacidades", afirmou Parolin em comunicado.

Bertone continuará a ser presidente da comissão de cardeais que cuida do IOR, o Banco do Vaticano, até ser completado o estudo exigido a esta instituição financeira pelo Moneyval, o órgão do Conselho Europeu que avalia a transparência das entidades. Ele também manterá o cargo de camerlengo até completar 80 anos. O camerlengo é quem guia a Igreja Católica na eventual transição entre um papa e outro.

Também hoje, Francisco confirmou à frente da Casa Pontifícia (encarregada das audiências e da logística do pequeno Estado) a permanência de um próximo colaborador de Bento 16, o monsenhor Georg Gänswein. Ele continuará a ser secretário particular do papa alemão, que se retirou para viver em um antigo monastério localizado dentro dos muros do Vaticano, estabelecendo, após sua histórica renúncia, uma coabitação inédita entre o papa "emérito" e o papa em exercício.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Francisco escolhe novo secretário de Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!