MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Inspetores da ONU deixam país, mas análise pode levar duas semanas

SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que seus inspetores poderão levar até duas semanas para apresentar o resultado final das análises das amostr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2013, 11:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de agosto (Folhapress) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que seus inspetores poderão levar até duas semanas para apresentar o resultado final das análises das amostras recolhidas no local de um ataque com armas químicas na Síria.

Ban afirmou isso a representantes de Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos durante uma reunião em Nova York.

Os inspetores da ONU deixaram a Síria hoje após investigar um ataque com gás que matou centenas de civis no bairro Ghouta, subúrbio da capital Damasco.

Uma testemunha disse que a equipe chegou ao aeroporto internacional de Beirute hoje, após cruzar a pé a fronteira da Síria para o Líbano, no início do dia. A equipe de 20 membros, incluindo especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas, esteve na área do suposto ataque três vezes, pegando amostras de sangue e tecidos das vítimas. Eles também pegaram amostras do solo, roupas e fragmentos de foguetes.

As amostras serão enviadas a laboratórios na Europa, principalmente na Suécia e Finlândia, para análise. Os especialistas já pegaram amostras para testar o uso de gás sarin ou outros agentes tóxicos.

A análise deve determinar se houve um ataque químico, mas não quem foi o responsável pelo ataque de 21 de agosto.

Os EUA divulgaram seu próprio relatório de inteligência não classificado para o ataque, que Kerry afirmou ter resultado na morte de 1.429 civis sírios e ter sido um trabalho das forças de Assad.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Inspetores da ONU deixam país, mas análise pode levar duas semanas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!